Tem que descascar goiaba para comer?

Perguntado por: uramires2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Você pode comê-la inteira (com casca e tudo) ou retirar a parte de dentro. Algumas pessoas gostam de colocar temperos em suas goiabas, como molho de soja, açúcar ou até mesmo vinagre. Guarde as partes que não comer.

A goiaba sozinha prende, mas com líquido ela ajuda a soltar o intestino. Além de fibras, a goiaba tem muita vitamina E, C e A, e é rica em Complexo B e antioxidantes que evitam várias doenças.

A grande quantidade de ferro e vitamina C ajuda a tratar infecções virais. No entanto, deve-se evitar consumir goiabas muito maduras se estiver com tosse ou resfriado, pois aí podem fazer o efeito contrário e agravar os problemas.

Então, saiba que a fruta é rica em vitamina A. Mas, o nutriente presente nessa fruta que é responsável pela melhoria da visão das pessoas é a vitamina A. Portanto, mais uma vez, a goiaba branca é a melhor opção, pois apresenta 33,4 mg contra 24,5 mg da sua irmã vermelha.

Seja para consumir pura, fazer sucos e até doces, a goiaba é a queridinha de muita gente. Além dos benefícios já citados, ela ajuda a melhorar a saúde do estômago e também do coração. Se você joga fora a casca, saiba que está perdendo boa parte dessas vantagens todas.

- Lavar as goiabas com água potável. - Higienizá-las com uma solução de cloro (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água). Manter as goiabas imersas nesta solução por 10 minutos. - Retirar as goiabas da solução de cloro e lavá-las novamente com água corrente.

Por ser rica em vitamina C, é ideal para ser consumida junto de grandes refeições, para auxiliar a absorção de ferro.

Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc.

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Essas frutas contêm fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e favorecem a formação das fezes.

A goiaba pode ser consumida inteira, em sucos, vitaminas, compotas ou na forma de sorvete. Além disso, com as folhas também é possível preparar chás. A porção recomendada para consumo é de 1 unidade de cerca de 150 gramas por dia.

Ou seja, comer goiaba pode levar à constipação. Isso ocorre porque as fibras da fruta, quando estão no intestino, absorvem água, fazendo com que as fezes fiquem mais amolecidas e, com isso, facilitam a evacuação. Porém, sem a correta ingestão de líquido, as fezes ficam mais duras.

Frutas são sempre opções saudáveis para quando bate aquela fome à noite, mas algumas delas, como maçã e goiaba, não ajudam muito na sensação de bem-estar e contêm muito açúcar. Prefira estas que contêm mais água, além de antioxidantes e vitaminas.

Atenção ao consumo excessivo
A goiaba é uma fruta extremamente rica em fibras, por isso, o consumo em grande quantidade pode afetar o funcionamento intestinal, podendo agravar casos de constipação ou até mesmo causá-los.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

Protetora do fígado
Existem nas folhas e no fruto da goiabeira uma propriedade que protege o fígado contra as lesões decorrentes do excesso de toxinas. Essas toxinas podem ser acumuladas por causa do uso contínuo ou frequente de medicamentos ou de uma alimentação deficiente.