Tem que cortar o cordão umbilical do gato?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Não corte demasiado perto do gatinho porque pode ser perigoso. Deixá-lo muito longo pode fazer com que seja mordido ou engolido pela mãe. Se verificar que a mãe tenta roer o cordão umbilical muito perto do gatinho, impeça-a e faça-o você mesmo.

Existe uma contraindicação escrita na literatura médica sobre o atrasar muito o corte do cordão do bebê, e é sobre uma incidência maior da icterícia, que é a doença do bebê ficar amarelinho no pós-parto.

Para o fazer, dê um nó com uma linha, a aproximadamente 2,5 cm do corpo do cachorro. Ate outro nó, um pouco mais à frente e utilize uma tesoura desinfetada para cortar o cordão entre os dois nós.

“O umbigo não tem nenhuma função, é apenas uma cicatriz do cordão umbilical. Durante a gestação, o cordão umbilical é o canal por onde são transportados oxigênio e nutrientes para o feto”, comenta a especialista. Quando o bichano nasce, o umbigo de gato cai, ficando apenas uma pequena e discreta cicatriz.

Resumidamente: não pode pegar gato recém-nascido no colo. O ideal é pegar o filhote de gato somente após a terceira ou quarta semana de vida, que é quando ele já está mais “fortinho”.

Logo após um bebê nascer, duas pinças são colocadas no cordão umbilical e o cordão é cortado entre as pinças. A pinça no coto do cordão é removida no prazo de 24 horas após o nascimento. O coto deve ser mantido limpo e seco. Alguns médicos recomendam a aplicação de solução de álcool ao coto diariamente.

Trata-se de tubo orgânico que facilita o transporte de oxigênio e de nutrientes da mãe para o filhote. Após o nascimento do pet, a mãe corta o cordão aos poucos e pode acabar ingerindo. Esse processo leva dias para acontecer, por isso, fique atento com a saúde do novo amigo.

Depois de notar que uma secreção avermelhada foi liberada, não demorará muito até que os primeiros filhotes e as placentas comecem a aparecer – normalmente em menos de uma hora. Durante o parto, sua gata vai “chorar” e ficar angustiada, o que é completamente normal.

O principal benefício de aguardar para clampear o cordão é que, durante esse intervalo, parte do sangue rico em ferro que está nele é transmitido para o organismo do bebê. Segundo Alessandra, essa é uma das maneiras mais simples de prevenir a anemia na infância.

1O cordão umbilical além de levar nutrientes para o bebê, também leva oxigênio. 2O umbigo do bebê é cortado no nascimento e 2 dedos acima do umbigo, com o tempo ele seca e cai dando origem ao umbigo propriamente dito.

O que acontece no parto? Após o nascimento do bebê, o médico clampeia o cordão umbilical e o corta, separando a estrutura do recém-nascido e liberando o bebê para ser examinado por um pediatra e entregue à mãe.

A etapa 3 é a expulsão das placentas e, normalmente, ocorrerá após o nascimento de cada gatinho. Conte o número de placentas que a sua gata expele – deve existir uma placenta por cada gatinho.

Pra gatinhos até 10 dias de idade, amamente a cada 2 horas; entre 11 e 18 dias, a cada 3-4 horas; até 4 semanas a cada 5-6 horas; e a partir de 4 semanas de vida alimente 2 a 3 vezes por dia com comida úmida misturada com o sucedâneo comercial, e comece a oferecer água.

Não há uma quantidade exata, variando de quatro a seis filhotes. Em alguns casos, pode chegar até dez ou gerar somente um. No geral, a gata passa pelo processo sozinha, sem enfrentar problemas durante a gestação. Porém, existe a possibilidade de levá-la até um veterinário para acompanhar o nascimento dos felinos.

Fique atento ao horário: a cura do umbigo do animal deve ser realizada imediatamente após o seu nascimento. Utilize tintura de iodo a 10%. Portanto, a aplicação deve ser feita por três dias consecutivos e, se possível, mais de uma vez ao dia.

“Depois que o coto umbilical cair, a cicatriz do umbigo pode inchar e vazar um pouco, o que é comum. Em alguns casos pode surgir também uma protuberância na região do umbigo, chamada hérnia umbilical, que geralmente desaparece antes da criança completar cinco anos”, alerta a ginecologista e obstetra.

Período neonatal (do nascimento até os 14 dias)
Nessa fase, os bebês podem reagir à dor, ao calor e ao frio. Com 10 dias em média os olhos se abrem e, no final desse período, os ouvidos também começam a se abrir. É nesse período que os recém nascidos também começam a perceber os barulhos do ambiente e os miados da mãe.

A especialista explica que alguns fatores podem influenciar nesse processo e com quantos dias os gatos abrem os olhos. Mas, geralmente, isso ocorre entre 9 e 12 dias de idade. De acordo com a veterinária, nesse período, os gatinhos também já estarão com a audição funcionando.

Geralmente eles são desmamados com 7 ou 8 semanas. A partir daí, é por conta do dono: ele deve ser alimentado com rações secas e úmidas especiais para filhotes, pelo menos três vezes ao dia.

Logo após um bebê nascer, duas pinças são colocadas no cordão umbilical e o cordão é cortado entre as pinças. A pinça no coto do cordão é removida no prazo de 24 horas após o nascimento. O coto deve ser mantido limpo e seco.

Se o cordão soltar pus amarelo, apresentar mau cheiro ou se a área ao redor da base ficar vermelha e inchada, pode ser que esteja infeccionado. Seria aconselhável notificar o médico de seu bebê. A vermelhidão também pode ser causada pelo coto seco do cordão irritando a pele adjacente.