Tem que cortar o cordão umbilical do cachorro?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

A mamã deve romper os sacos amnióticos e os cordões umbilicais dos cachorros, antes de se limpar. Se notar que ela está a tentar roer o cordão umbilical demasiado perto do cachorro, impeça-a e corte-o você mesmo.

Trata-se de tubo orgânico que facilita o transporte de oxigênio e de nutrientes da mãe para o filhote. Após o nascimento do pet, a mãe corta o cordão aos poucos e pode acabar ingerindo. Esse processo leva dias para acontecer, por isso, fique atento com a saúde do novo amigo.

Esperar cerca de 60 segundos para clampear o cordão umbilical dos bebês, especialmente os nascidos prematuros, é uma recomendação conhecida dos especialistas.

Ao contrário do que acontece com os outros animais, cujo procedimento é mais, digamos, selvagem: "O cordão é cortado pelos dentes ou se rompe quando a mãe lambe o recém-nascido para remover as membranas fetais do corpo do filhote", diz o veterinário.

Embora eu não goste de usar tesoura, você pode estar com medo de praticar o procedimento descrito com os dedos. Nesse caso, até pode usar tesoura para cortar cordão umbilical de filhote de cachorro e gato, mas deve tomar alguns cuidados antes. A tesoura corta os vasos muito retos.

A alimentação deve ser exclusivamente de leite materno até 35 e 45 dias de vida. Isso é o que vai garantir que eles receberão todos os nutrientes fundamentais para crescerem fortes e saudáveis. O colostro é muito importante para os pets.

Fique atento ao horário: a cura do umbigo do animal deve ser realizada imediatamente após o seu nascimento. Utilize tintura de iodo a 10%. Portanto, a aplicação deve ser feita por três dias consecutivos e, se possível, mais de uma vez ao dia.

Quando começam as contrações é fácil percebê-las, pois a cadela contrai o abdômen com força até expulsar a placenta e o filhote. O tempo para o nascimento de todos os filhotes pode variar de poucas horas chegando a 24h ou 36 horas.

Outras situações em que o cordão deve ser cortado imediatamente incluem casos em que a mãe possua uma doença transmissível pelo sangue, como HIV e Hepatite B, e quando é necessário reanimar o bebê.

- Hidratação – sendo a principal forma a hidratação enteral, que é simples, barata e eficiente para auxiliar o animal a ter condições de se recuperar. - Administração de hormônios – três hormônios são muito utilizados para a expulsão da placenta: prostaglandina f2 alpha, estrógeno e ocitocina.

Faça a limpeza da fêmea com lenços umedecidos. Lembre-se: os filhotes não devem tomar banho logo após o nascimento, pois nesse período eles não possuem imunidade e nem capacidade para manter a própria temperatura corporal. O ideal é dar banho em casa e após o desmame.

Logo após o nascimento, o cordão umbilical é clampeado e cortado. Isso não causa dor no bebê, pois o cordão umbilical não possui terminações nervosas. A pequena parte que fica no bebê secará e cairá após uma ou duas semanas, deixando o umbigo como conhecemos.

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete. Siga esses cuidados na hora da limpeza: Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.

A hora de ouro (“golden hour”) é a primeira hora da mãe com o seu recém-nascido. Com o intuito de possibilitar o contato da mãe com o bebê imediatamente após o parto, a hora de ouro promove a continuação do vínculo que começou durante a gestação e ajuda o bebê nesta transição do útero para o mundo.