Tem que cortar o cabelo para se alistar?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

eu já tenho que chegar lá com cabelo na 0. então pra essa pergunta eu vou ter 2 respostas. a 1ª resposta. é que você não precisa cortar o cabelo no ato do alistamento você não precisa chegar lá já com cabelo cortado.

O corte militar é um estilo de cabelo curto, onde as laterais e nuca são raspadas e o topo é deixado com um comprimento maior. Ele pode ser feito em qualquer tipo de fio (liso, ondulado, cacheado e crespo). Nesses dois últimos é preciso ter cuidado que o topo não fique muito alto, senão foge do estilo militar curtinho.

Questão de padronização da tropa. Esse corte, usado não só no Exército como também na Marinha e na Aeronáutica, é chamado de “meia cabeleira curta”. A nuca é raspada com máquina nº 2 e o resto com máquina 3.

Militar: Os cortes militares costumam ser para tamanho de cabelo curtos, assim como no exército, em algumas exceções com pequenos topetes. Para ter estilo, uma boa dica de corte de cabelo masculino militar é deixar as laterais menores e focar o volume no topo.

De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.

Segundo ele, os jovens devem vir vestidos com calça, sapato fechado, camisa ou camiseta. “Todos os anos, muitos jovens são impedidos de participar do juramento, por conta da roupa. É proibido vir de shorts, chinelos, camiseta regata ou de time. Nesses casos, o juramento fica para o ano seguinte.”

As meninas podem usar cabelos longos ou curtos, desde que presos em coque, rabo de cavalo ou trança. Questões atinentes às características representativas de identidade também podem ser admitidas por decisão da equipe.

#ConheçaSeuExército - quando estão utilizando uniforme, os militares não podem usar barba. A única exceção é quando, por motivo de saúde, o militar é autorizado a usar barba temporariamente. Nesse caso, o uso do uniforme é restrito ao interior dos quartéis. Paulo Gabriel e outras 6.843 pessoas curtiram isso.

Normalmente, segundo o major, não são permitidos brincos e piercings nas orelhas para a realização das provas escritas.

Com o passar do tempo, a barba começou a ser proibida nas forças militares, seja por padronização de soldados ou para manter a higiene e o asseio no campo de batalha ou durante treinamentos.

O corte militar não escolhe tipo de cabelo. Ele funciona bem com os lisos, os mais ondulados e também com os cabelos crespos. Com esses dois últimos, é necessário um cuidado pra não deixar a parte de cima muito alta, porque aí já foge do estilo militar.

O corte militar é um corte muito clássico para os homens que preferem manter os fios curtos. O tradicional corte de cabelo baixinho e com o pé super bem feito tem esse nome por ser muito usado pelos homens na hora do alistamento.

É permitido aos oficiais, Subtenentes e Sargentos o uso de bigode, desde que discreto, aparado, não ultrapassando as comissuras labiais, devendo constar da Carteira de Identidade do militar. b. É vedado o uso de bigode aos alunos de escolas de formação e aos cabos, taifeiros e soldados sem estabilidade.

São três as principais razões: Padronização - Além do aspecto estético, isso funciona como identificação do soldado com a instituição e, de algum modo, melhora o esprit de corps do grupo, fazendo com que ele se identifique com seus semelhantes. É o mesmo princípio do uniforme.