Tem que comer depois do treino?

Perguntado por: vhilario . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Pode parecer contraintuitivo, mas comer é uma das coisas mais importantes que você pode fazer depois de treinar – afinal, é necessário fornecer ao corpo o que ele precisa para se manter energizado e hidratado.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

Já o ovo é uma excelente fonte de proteínas e, por isso, ajuda no aumento da massa muscular e na recuperação após o exercício físico.

Treinar em jejum queima mais gordura tanto durante quanto após a atividade física, segundo mostram diferentes estudos. Se exercitar sem comer também pode contribuir no desempenho em exercícios aeróbicos e no ciclismo.

Banana concede energia para o treino
Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino.

“O damasco figura, talvez, como a fruta com maior carga proteica (3,67g em uma porção de 100g)”, diz a nutricionista Dayse Paravidino. Por isso, o ideal é tentar apostar em outras fontes do nutriente.

30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

Os mais indicado alimentos pós-treino são cereais, leguminosas, tubérculos, frutas e carnes. Essas comidas contam com maior concentração desses nutrientes e não podem faltar no cardápio de dia inteiro!

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas.

Faça exercícios físicos regularmente e ganhe massa muscular
Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo. Também experimente o pilates e a ioga.

Eu preciso mesmo comer depois de treinar? Pesquisas mostram que sim, pois os nutrientes das comidas ajudam seu corpo a se recuperar — então nada de treinar, tomar banho e ir para cama. Quando treinamos (especialmente treinos intensos), danificamos os músculos, compostos de proteínas.

Os treinos aeróbicos, por exemplo, são aliados importantes para quem deseja definir o corpo. A intensidade dos exercícios físicos também deve ser considerada, pois estimula o organismo a queimar a gordura e a aumentar a taxa metabólica.

Escolha os carboidratos: Fonte da energia que precisamos para render mais, os carboidratos ajudam a manter a disposição e retardar a chegada do cansaço. Pães, torradas, biscoitos, arroz, macarrão e batata são ótimas opções para consumir antes de praticar alguma atividade física.

INGREDIENTES

  1. 1 banana;
  2. 1 copo de leite desnatado ou 1 copo de iogurte desnatado;
  3. 1 scoop (30g) de Whey Protein sabor chocolate ou baunilha.
  4. 2 colheres de sopa aveia em flocos;
  5. 1 colher de sopa rasa cacau em pó;
  6. 1 colher de chá de canela em pó;
  7. 1 colher de sopa de mel;

Abasteça-se de vitaminas e minerais e depressa ficará como novo após o seu treino. Prepare um smoothie à base de espinafres, ricos em ferro e alimentos ricos em hidratos de carbono como a glicose, frutose e sacarose, (exemplo: as bananas) e iogurte que permitem adicionar uma dose de magnésio e cálcio à sua dieta.

No geral, a dieta para engrossar as pernas envolve uma ingestão elevada de proteínas, carboidratos de boa qualidade, gorduras “boas”, vitaminas e minerais. Em termos de proteínas, temos diferentes possibilidades.