Tem que colocar cloro na piscina todos os dias?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Todas as vezes em que a piscina for utilizada pelos banhistas, a filtragem também deve ser feita. Se a piscina ficar um período sem uso, é recomendável que ao menos três vezes por semana seja feita a filtragem da água.

Realmente o cloro se esvai com facilidade em dias de sol ou chuva. Para isso você deve regular o ph e a alcalinidade da água com frequência e sempre antes da utilização do cloro.

Cloro: utilizado para desinfecção e eliminação de microorganismos como algas e bactérias. Após a sua aplicação, o ideal é esperar pelo menos uma hora para entrar na piscina.

Um erro muito comum, mas bem grave, é aplicar o cloro diretamente na piscina, sem dissolver. Essa prática é danosa pois, sem misturar, as partículas sólidas (no caso de cloro em pó ou granulado) podem alcançar o fundo da piscina e estragar o revestimento.

O período ideal para ajustar o ph com produtos químicos é no período da manhã ou tarde para que no fim do dia seja aplicado o cloro para fazer a desinfecção.

Durante todo o processo de cloração, o ideal é manter a motobomba ligada com a válvula do filtro na posição RECIRCULAR. Isso otimiza a mistura do produto na água, a performance da sanitização e também reduz as chances de danificar o revestimento da sua piscina, ok?

Por isso, o indicado é manter uma regularidade em passar a rede na água para retirar os detritos, além de colocar cloro e regular o pH. Você precisa estar pronto para fazer uma limpeza na piscina. Basta retirar os detritos maiores com a redinha e lavar bem as paredes com uma escova.

cloro

O cloro é o desinfetante residual mais utilizado no tratamento da água da piscina. Embora existam outros agentes químicos cuja função é a mesma, o baixo custo e facilidade de manuseio do cloro são insuperáveis.

Com o chegar do segundo mês de contínuo descaso com a piscina, ela chegará a um ponto de a água ter um aspecto que lembra leite verde, manchas com coloração mais escura de verde também vão começar a surgir em um canto ou outro.

Caso ele esteja mais alto, a formação ocorrerá mais lentamente, fazendo com que o cloro demore mais para fazer a desinfecção da piscina. Agora, se a água da piscina já tiver uma concentração em excesso desses componentes, eles poderão reagir com a urina, com o suor ou com outros tipos de matéria orgânica.

Como saber que há excesso de cloro na piscina?

  1. Dermatites.
  2. Irritações oculares.
  3. Asma.
  4. Manifestação de doenças respiratórias causadas pelo vapor de cloro na superfície da água.

Quanto mais uma piscina é filtrada, menos agentes desinfetantes você precisa aplicar na água para remover a sujeira. Além disso, o tempo de filtração é variável. O tempo ideal de filtragem pode sim ser mais que 8 horas, seja nas piscinas domésticas ou comerciais (academias, clubes, etc).

Espalhe o produto em vários pontos da piscina para que, dessa forma, o produto atue em todo o volume de água. Em seguida à adição do clarificante, deixe o filtro na posição filtrar por 6 horas. Após esse período, desligue o filtro e deixe a repousar por mais 12 horas.

Varia muito de piscina para piscina, se tiver aquecedor, uso da piscina, clima, local etc.... mas dura 2 a 3 meses ou até mais dependo da dosagem de cloro.

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

A principal consequência de não filtrar a piscina é que a água se torna cada vez mais suja e pode se tornar um veículo para a transmissão de doenças. Isso acontece porque a água contaminada pode permitir a proliferação de bactérias e parasitas, além de restos de urina e fezes.