Tem que assinar a rescisão?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

O Termo de Rescisão é recibo de pagamento, logo, ninguém deve ser obrigado assinar um recibo sem ter recebido o valor.

O termo de rescisão de trabalho é um documento formal assinado pelo empregador e pelo empregado no momento da sua dispensa.

As regras para rescisão de contrato de trabalho variam de acordo com o tipo de rescisão realizada (sem justa causa, com justa causa, pedido de demissão, rescisão indireta etc.). Além disso, os valores rescisórios devem ser pagos no primeiro dia útil após o aviso prévio ou em até 10 dias corridos (em algumas exceções).

A rescisão de contrato de trabalho é a formalização do fim do vínculo empregatício, ou seja, aponta o término da relação de trabalho por vontade do empregado ou do empregador.

A rescisão fica zerada quando não há valores a serem entregues ao colaborador, quando os valores de débitos são iguais ao de créditos.

Prezada Genisia: A assinatura do termo de rescisão do contrato individual do trabalho corresponde a um recibo de recebimento das verbas ali discriminadas. Portanto, como não se passa recibo sem ter recebido efetivamente, não se deve (e não se pode) assinar o termo correspondente sem os valores terem sido percebidos.

Conclusão: O empregado só deve assinar a rescisão quando for para receber o pagamento imediatamente, no ato da assinatura ou no caso da empresa mostrar o comprovante de transferência bancária.

Mensalmente, a empresa deposita um valor referente ao FGTS em uma conta da Caixa Econômica Federal para cada colaborador. Na rescisão de trabalho sem justa causa, o demitido pode sacar esse valor.

13º salário proporcional; Saque do FGTS relativo àquele contrato de trabalho; Indenização de 40% do valor do saque do FGTS e guias para solicitar o seguro desemprego; Aviso prévio indenizado ou trabalhado.

Quanto tempo demora para cair a multa rescisória na conta? O empregador tem até 10 dias, a partir do último dia do ex-funcionário, para o depósito do valor na conta do titular.

7 dicas para conferir o seu!

  1. Considere o motivo da rescisão. ...
  2. Veja se os valores estão proporcionais. ...
  3. Saiba o que você deve receber. ...
  4. Calcule os descontos devidos. ...
  5. Confira o aviso prévio. ...
  6. Leia com atenção o Termo de Rescisão. ...
  7. Acompanhe as informações no site do MTE.

O prazo para liberação da chave do FGTS é de até 10 dias, após o empregador ter informado à Caixa Econômica sobre a rescisão do contrato do trabalhador.

Pagamento de rescisão de contrato
Essas são as verbas rescisórias e devem ser pagas em até 10 dias corridos; o valor não pode de maneira alguma ser parcelado. O empregador também poderá usar o PIX para efetuar esse pagamento.

É uma indenização que o colaborador deve receber a multa rescisória no valor de 40% referente a contribuição do FGTS, mas a partir de 2022, o depósito é feito na conta da Caixa Econômica Federal, no contrato de trabalho vinculado com a empresa e dados do colaborador.

Em outras palavras, a multa rescisória será de R$ 4 mil, já que este é o valor que corresponde aos 40% que foi depositado na conta do FGTS durante o período em que o trabalhador esteve empregado.

O valor da multa é de 40% do FGTS, é pago no momento da demissão e caso o motivo seja por justa causa, o valor fica retido na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Esse valor é pago para que o colaborador consiga se reestruturar durante a busca por um novo emprego.