Tem que agitar Clenil?

Perguntado por: nlacerda4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

3- Agitar energicamente, sem apertar; 4- Fazer uma expiração completa e colocar o bocal entre os lábios bem fechados; 5- Inspirar demorada e profundamente, somente com a boca e simultaneamente apertar uma só vez.

Estes pacientes devem ser aconselhados a lavar a boca com água imediatamente após cada inalação.

Clenil A contém um anti-inflamatório de ação local (dipropionato de beclometasona), que controla a inflamação dos brônquios, reduzindo o inchaço e a secreção exagerada de fluidos, evitando aos poucos o surgimento da falta de ar.

O efeito de Clenil HFA aparece em um prazo maior (duas a três semanas) depois do início do tratamento, ajudando a prevenir e tratar as inflamações das vias respiratórias (tais como asma e bronquite).

Então toda vez que o paciente fizer uma inalação com um medicamento que tem corticoide na sua composição ele precisa enxaguar muito bem a boca, fazer gargarejo e cuspir essa água. Além do sapinho tem algumas bombinhas que, se o paciente não faz o enxague, podem causar tosse e rouquidão.”

O dipropionato de beclometasona (Clenil A®), por exemplo, tem sua eficácia comprometida porque a névoa formada pelo nebulizador ultrassônico agrega as partículas do fármaco em um tamanho maior do que o necessário, logo, essas partículas não são corretamente absorvidas durante a inalação, prejudicando a eficácia do ...

Clenil® HFA é destinado ao tratamento e prevenção da asma brônquica e bronquite, bem como nos processos inflamatórios das vias aéreas superiores (como nariz, garganta e brônquios).

3. Fazer inalação com a criança dormindo. Esperar a criança dormir e fazer a inalação pode ser uma alternativa para evitar todo o estresse que esse momento pode gerar. Quando ela estiver dormindo, basta aproximar o inalador do nariz, visto que o efeito é o mesmo.

A criança deve estar em pé ou sentada e se estiver deitada, fazer a bombinha com a cabeceira elevada! Deve-se agitar vigorosamente a bombinha antes de fazer cada aplicação, para que a medicação seja liberada (ver imagem que mostra o funcionamento interno de uma bombinha).

Após aberto o flaconete, este deve ser conservado em refrigerador e utilizado dentro de 24 horas. Após abertura do envelope, os flaconetes devem ser utilizados no máximo em 3 meses.

Escovar os dentes logo após a ingestão dos medicamentos ajuda a remover resíduos nocivos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Clenil HFA? Até o momento não foi constatado qualquer efeito grave pela utilização do medicamento Clenil® HFA, de acordo com as doses aconselhadas.

Pode ocorrer ardência, irritação, secura da mucosa do nariz e, raramente, sangramento nasal. Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): laringite e faringite. Estes eventos podem ser prevenidos pela lavagem da boca com água após o uso do medicamento.

A dose inicial usual é de 200 mcg (quatro jatos) de 12 em 12 horas (duas vezes ao dia). Em casos severos a dose pode ser aumentada para 600 mcg até 800 mcg (até 16 jatos) diariamente. Esta pode então ser reduzida quando o paciente com asma tenha se estabilizado.

Clenil® Compositum HFA deve ser usado apenas no período inicial e não para tratamento prolongado (não é recomendado para uso contínuo por um período de mais de dez dias).

A dose total diária deve ser dividida em tomadas de 12 em 12 horas (2 vezes ao dia) ou tomadas de 8 em 8 horas (3 vezes ao dia) ou ainda tomadas de 6 em 6 horas (4 vezes ao dia).

Clenil® Compositum A é contraindicado para pacientes sensíveis a quaisquer dos princípios ativos (dipropionato de beclometasona e salbutamol) ou demais componentes da fórmula. O medicamento é contraindicado em infecções virais ativas ou inativas, e tuberculose pulmonar.

Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.