Tem que acordar o bebê para amamentar a noite?

Perguntado por: ipimenta7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

E como fica a rotina do bebê? Tudo depende da idade do bebê que você tem em casa. O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir.

Retire a roupinha do bebê, podendo ficar somente de fralda. Mas faça isso com delicadeza tirando uma peça de roupa de cada vez, de modo suave para não irritar o bebê; Estimule o bebê através do toque no pezinho, nas costas, no peito, na axila e a orelhinha (faça esse toque para acordar o bebê e durante a mamada);

"Pode esperar amamentar de duas em duas ou de três em três horas durante o dia. Durante a noite pode ter intervalos maiores, como três ou quatro horas, ou talvez mesmo cinco," diz Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.

Embora isso seja normal, é importante que ele esteja mamando bem a cada duas ou três horas para que possa recuperar o peso perdido. Como recém-nascidos são muito dorminhocos, às vezes é realmente necessário acordá-los para mamar e até tirar um pouco de roupa para estimulá-los a permanecer acordados para se alimentar.

As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases. Coloque o bebé sobre os seus joelhos, de barriga para baixo, mantenha a cabeça com apoio e vá dando umas palmadinhas suaves nas costas para estimular a libertação dos gases.

O número de horas que o bebê precisa dormir varia de acordo com a sua idade e o seu crescimento, sendo que quando é recém-nascido, ele, geralmente, dorme cerca de 16 a 20 horas por dia, enquanto que quando tem 1 ano de idade, já dorme cerca de 10 horas por noite e faz duas sestas durante o dia, de 1 a 2 horas cada uma.

Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.

Apesar de ser um pouco estranho para nós adultos é muito normal que o bebê recém-nascido durma muito nos seus primeiros meses de vida. A expectativa é que o bebê durma cerca de 16 a 20 horas por dia! Acordado, ele demanda suas horas para mamar, interagir com o ambiente e fazer suas necessidades fisiológicas.

Resista ao impulso de trocar seu bebê toda vez que ele acorda durante a noite - ele nem sempre precisa e você só vai estimulá-lo a despertar de vez. Em vez disso, use uma fralda noturna de qualidade e quando o bebê acordar, cheire para ver se ela está suja. Mude apenas se houver cocô.

Sim, você deve acordar o bebê para mamar
Nos primeiros dias de vida, não tem como saber que o bebê está dormindo porque está relaxado e satisfeito ou se é um sinal de hipoglicemia, quando ele fica menos ativo. Acordar o bebê para mamar, nesse caso, é uma medida de segurança.

O espirro é comum no recém-nascido, afinal, ele está em outro ambiente, não mais no meio líquido da barriga da mamãe. Nos primeiros dias de vida, o bebê espirra para eliminar secreções do nascimento. Depois, partículas diversas, como poeira, cheiros e temperaturas distintas são motivos para espirros constantes.

Fatores que deixam o bebê sonolento. Um dos motivos mais recorrentes na sonolência do bebê é o baixo fluxo na amamentação que leva a uma ingestão inadequada de leite. Significa dizer que o bebê não tem mamado muito bem e isso faz com ele durma mais para poupar energia.

Quanto leite bebem os bebés amamentados? Os nossos estudos mostram que podem beber tão pouco como 54 ml ou tanto como 234 ml de leite em cada sessão de alimentação.

Se seu bebê perdeu 10% ou mais do peso de nascimento, ou se não começou a ganhar peso entre o 5º e o 6º dia, consulte um médico imediatamente. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. O número de vezes que seu bebê faz cocô e xixi por dia é um bom indicador de que ele está recebendo leite suficiente.

Sinais de que o bebê está satisfeito
Após isso, o pequeno tende a se afastar da mama, virar a cabeça ou simplesmente cochilar, entre outros sinais de que não quer mais mamar. Já os bebês que consomem fórmula também dão alguns sinais de que estão satisfeitos.

Em resumo. Os bebês podem dormir de 16 a 20 horas por dia, em períodos de 3 a 4 horas. Assegure-se de que o ele durma com segurança e tranquilidade, seguindo algumas dicas.

Uma dica BYZ para saber se o bebê está com frio é observar os sinais. Quando os bebês estão desconfortáveis é comum chorarem. Além do choro, tremores, a apatia e a palidez também podem indicar que o bebê está com frio.

O sono do bebê recém-nascido não é igual ao dos adultos
Por exemplo, se os adultos destinam 8 horas para descansar, os bebês destinam essa mesma quantidade de tempo para estar acordados. As outras 15 horas que ficam são ocupadas em dormir, acordando a cada três horas nas quais se dedicam, especialmente, a alimentar-se.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Então, caso você já tenha se perguntado por que não pode dar de mamar deitada, a resposta é: não existe nenhum porquê. Você pode amamentar deitada, sim! Aliás, amamentar deitada é tudo de bom.