Tem prorrogação na Libertadores?

Perguntado por: adantas5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

A grande final acontece em jogo único, em campo neutro e caso persista o empate após os 90 minutos, o campeão sairá após um duelo de 30 minutos na prorrogação.

O campeão da Libertadores receberá 18 milhões de dólares e o da Sul-Americana 5 milhões de dólares. Para a fase de grupos da Libertadores que terá início em abril, o valor é de três milhões de dólares por clube (seis jogos) mais um acréscimo de 300 mil "por mérito esportivo" por jogo vencido.

Confira o que diz o regulamento da Libertadores 2022:
"No caso de igualdade de gols ao término da partida FINAL, ocorrerá uma prorrogação de 30 minutos dívida em dois períodos de 15 minutos cada um.

Após a Pré-Libertadores, a fase de grupos começa com 32 equipes, dividas em oito chaves, com quatro times cada. Os dois melhores se classificam para as oitavas de final, o terceiro colocado vai disputar a Copa Sul-Americana.

A regra do “gol qualificado”, popularmente chamada de “gol fora de casa”, causa muitas dúvidas nos torcedores. A Conmebol, entidade que organiza as Copas Libertadores e Sul-Americana, oficializou no dia 25 de novembro de 2021 o fim desse critério de desempate nas fases de mata-mata de suas competições.

De acordo com o artigo 9º do regulamento da Supercopa do Brasil, não haverá prorrogação: "Os clubes se enfrentarão em jogo único.

Conforme o regulamento da Fifa, a Copa do Mundo de 2022, assim como suas antecessoras, tem prorrogação para definir um jogo que termine os 90 minutos (mais acréscimos) com o placar empatado, até mesmo na final, caso necessário. Essa regra é válida em partidas de mata-mata.

Se tiver empate, é prorrogação. Diz o artigo 1º: “Nas fases eliminatórias, se uma partida estiver empatada no final do tempo normal de jogo, tempo extra deve ser jogado. A prorrogação consistirá em dois períodos de 15 minutos”.

Caso o jogo termine empatado após os 90 minutos, a decisão vai para a prorrogação, disputada em dois tempos de 15 minutos. Se o empate persistir depois de 120 minutos, a vaga será definida em uma disputa de pênaltis.

Se persistir a igualdade, acontece prorrogação e depois pênaltis. Esses critérios de desempate continuam a valer nas quartas de final e semifinal, mas muda na final.

Nesta fase, os quatro times jogam entre si dentro do grupo, em duelos de ida e volta. O melhor de cada chave se classifica para as oitavas de final. Os segundos colocados de cada grupo, por sua vez, enfrentarão os terceiros colocados dos grupos da Libertadores em um playoff.

Não, a resposta é simples. Caso os dois times empatem no agregado de ida e da volta, a vaga na fase quartas de final vai ser decidida diretamente nos pênaltis.

Na fase de grupos, 32 equipes são divididas em oito grupos. Os dois primeiros avançam para as oitavas de final. O terceiro colocado disputa playoffs com equipes da Copa Sul-Americana. Em 2023, o futebol brasileiro busca se manter hegemônico no torneio.

Se as equipes empatarem em 0x0, nenhuma delas fará ponto algum. Caso o empate seja com gols (1x1, 2x2...) aí cada uma das equipes faria sim um ponto, pelo empate. Havendo vitória, o vencedor leva os mesmos 3 pontos, como ocorre atualmente.

O campeão desta edição da Copa Libertadores disputará o Mundial de Clubes de 2023 e garantirá também uma vaga para o Mundial de Clubes de 2025, decidirá a Recopa Sul-Americana 2024 contra o campeão da Copa Sul-Americana de 2023 e se classificará para uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2024.