Tem problema usar o notebook ligado na tomada?

Perguntado por: mgalvao . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Você até pode fazer isso, mas não recomendamos utilizar seu notebook direto na tomada SEM a bateria! Ao tirar a bateria do notebook e deixá-lo ligado na tomada, você priva o aparelho da segurança contra falhas da rede elétrica. A bateria, estando no notebook, dá a ele uma proteção contra quedas de energia.

Portanto, não há problemas em manter o notebook conectado na tomada mesmo com a carga em 100%.

O inimigo número um das baterias lítio, que usamos em laptops, é o calor. A alta temperatura prejudica o funcionamento do componente, impedindo que ele atinja sua melhor performance e acelerando sua degradação. Por conta disso, é importante garantir que seu notebook trabalhe a temperaturas mais controladas.

“Se você usa seu computador múltiplas vezes por dia, é melhor deixá-lo ligado. Se você o usa por um período curto – digamos uma ou duas horas – apenas uma vez por dia, ou ainda menos, então desligue-o”, explicou Leslie.

Mesmo que o notebook esteja desligado, não o deixe exposto diretamente ao Sol. O calor extremo e/ou contínuo é capaz de danificar componentes internos, causar a perda de desempenho, entre outros problemas mais graves.

Sim, você pode utilizar seu notebook direto na tomada!
Você pode identificar isso por meio dos LEDs de carga de bateria que trocam de cor ou se a apagam para indicar que a carga completa.

Você pode sim usar direto, recomendo também que você ative o modo conservação de bateria no Lenovo Vantage. Assim sua bateria recebe metade da carga, abaixa a temperatura e aumenta a vida útil dela. Para fazer isso, abra o Lenovo Vantage, configurações > energia.

Apoiar o notebook no colo pode causar danos à saúde e dores na cervical. Além disso, a prática pode prejudicar o desempenho do aparelho a longo prazo; conheça os riscos. Usar notebook apoiado no colo é uma prática comum, mas repleta de riscos.

A primeira carga completa, dependendo da quantidade de células da sua bateria (existem baterias de 3 à 12 células), pode levar de 1 à 2 horas. Ao completar o carregamento, um dispositivo irá detectar que o processo está concluído e irá redirecionar a energia direto ao notebook, sem passar pela bateria.

Devo tirar a bateria para usar o aparelho conectado à tomada? Não precisa, afinal as baterias de Li-Po não possuem o efeito memória, ou vício, como é popularmente conhecido. Esse fenômeno era comum nas antigas baterias de níquel cádmio, que precisavam ser totalmente descarregadas antes de iniciar uma nova recarga.

Sim, você pode deixar o seu celular carregando a noite toda sem prejudicar a bateria do aparelho. Isso porque a maioria dos smartphones atuais conta com baterias de íon de lítio, com a chamada carga inteligente.

  • Uso em locais inapropriados. Possivelmente, esse é um dos erros mais comuns dentre os cometidos por quem possui um notebook. ...
  • Mau uso da bateria. A bateria é um dos componentes mais importantes de um notebook. ...
  • A falta de limpeza do computador. ...
  • Navegação indevida na internet.

Pra tirar ou colocar a bateria, deixe o notebook desligado! Caso contrário, pode causar estragos no circuito interno e na placa de dados da máquina, tá?

Mito. As baterias atualmente usadas em equipamentos eletrônicos são as de polímero de íon de lítio, que dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Por isso, o usuário pode desconectar o equipamento da tomada antes a bateria estar 100% carregada.

Não há riscos à bateria se o notebook continuar plugado na tomada. O fato do notebook não sobrecarregar sua bateria com energia, mesmo estando na tomada o tempo todo, faz dele um aparelho seguro para ser usado como um desktop normalmente.

A bateria viciada pode ser resultado de um mau uso dos aparelhos eletrônicos. Não. Não existe problemas em usar os aparelhos quando eles estão conectados nas fontes, desde que o carregador seja original ou, pelo menos, tenha o limite máximo de corrente suportável aos computadores portáteis, tablets e smartphones.