Tem problema tomar remédio com refrigerante?

Perguntado por: rgarcia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A administração de medicamentos concomitantemente com líquidos que não seja a água, comochá, café, sucos ou refrigerantes é comum, pela população mundial leiga. Esta prática pode levarà interações medicamentosas com os componentes do líquido, levando à alterações físicoquímicas,farmacocinéticas e farmacodinâmicas.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.

Nada de leite, suco, refrigerante. Muita gente acredita que o álcool corta o efeito do antibiótico, mas não é por isso que devemos evitar o consumo.

A cafeína quando associada à dipirona é capaz de potencializar seu efeito analgésico.

Água - A água fria é o líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de todos os tipos de remédios. Isso porque, esclarece a farmacêutica, há alguns tipos que sofrem reação química sob a ação de leite, suco, refrigerante, café ou chá, comprometendo a sua eficácia e, em conseqüência, o bom resultado do tratamento.

“Se você vai tomar antibiótico ou anti-inflamatório, é importante estar alimentado para proteger o órgão.” Os remédios devem ser engolidos com água. Beber leite ou refrigerante junto pode prejudicar o efeito.

Não é aconselhado qualquer medicamento com leite, diz a farmacêutica Barbara Cristina Alves. Os medicamentos utilizados por via oral são desintegrados e absorvidos no estômago e intestino e o leite aumenta a acidez estomacal. É melhor tomá-los com água.

Antiácidos. Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Tomar remédio acompanhado de um suco de frutas como grapefruit (a toranja), maçã ou laranja prejudica a absorção dos medicamentos, segundo uma pesquisa apresentada na terça-feira no encontro nacional da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, em tradução livre), na Filadélfia.

Efeitos do leite e antiácidos em alguns medicamentos:
Contraceptivo oral: redução do efeito pela diminuição da absorção com uso de antiácidos especialmente; Digoxina: redução da absorção com diminuição do efeito cardiotônico; Diazepam: redução da absorção com diminuição do efeito sedativo.

Tem efeito antisséptico e antibiótico
Vale lembrar, porém, que o limão não deve substituir os medicamentos prescritos pelo médico, e sim ser utilizado como um complemento ao tratamento.

O antibiótico pode interagir como outros remédios como analgésicos e anticoncepcionais, por exemplo, por isso sempre informe seu médico sobre o que está tomando. Sempre utilize água para ingerir o antibiótico pois reações químicas podem acontecer se tomados com sucos, refrigerantes, chás, leite e café.

Está com dor de cabeça? Não beba refrigerante!

Peça sempre orientação ao profissional de saúde! – alguns antibióticos são mais bem tolerados quando tomados com as refeições; outros devem ser tomados com o estômago vazio.

"É bom lembrar que tentar enganar a criança, misturando o remédio a bebidas, não é recomendado, porque leite e sucos, por exemplo, podem neutralizar o efeito do medicamento.

Pesquisa da Johns Hopkins revela que o ideal é tomar as medicações deitado do lado direito; trabalho avaliou quatro posturas. Em muitos casos, depois de tomar um comprimido, temos a sensação de que o remédio está levando um tempo maior para fazer efeito.

O correto é ingerir os medicamentos sempre com um copo cheio de água, pois outros líquidos podem interagir com o medicamento, diminuindo ou potencializando seu efeito.