Tem problema tomar 1 banho por dia?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna.

Embora a suposta necessidade de chuveiradas frequentes seja mesmo cultural, o corpo humano precisa de banhos para equilibrar as bactérias presentes no organismo e se livrar das impurezas (inclusive as causadas pela poluição), abrindo os poros e possibilitando que a pele respire.

Não existe um número ideal de banhos por dia. O que é importante destacar é que tomar muitos banhos no mesmo dia pode acarretar no ressecamento da pele. Especialmente no inverno, quando temos o costume de tomar banhos mais longos, o tempo de banho acaba influenciando diretamente em seu ressecamento.

"Não. Na verdade, é o oposto. O cabelo fica com o cheiro neutro e o mesmo vale para o odor corporal. Aplicar detergentes (sabonetes e xampu) na pele e no cabelo, destrói as bactérias benéficas e faz com que nossos corpos produzam em excesso óleo e bactérias, o que causa odor".

Para quem não gosta tanto de banho, dá para ficar sem se lavar por até quatro ou cinco dias sem comprometer a saúde. Ficar muito tempo sem uma boa ducha pode levar a acúmulo de sebo na pele e grumos de bactérias que, por sua vez, podem desencadear doenças de pele, explica a dermatologista Betina Stefanello.

De acordo com ele, um ou dois banhos por semana seriam o suficiente: “Banhos diários não são necessários”, acrescenta. O jornal reforça que tais medidas variam de acordo com as características corporais de cada indivíduo. Dr.

Muitas pessoas não sentem vontade ou motivos de se levantar da cama, de tomar banho, de se alimentar, de ir trabalhar e isso por si já deveria fazer com que ficássemos atentos, pois pode ser que esteja se instalando um quadro de depressão”.

10 minutos

Segundo os especialistas, a duração média de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Se o seu banho durar mais do que isso, pode não ser tão benéfico para sua pele e nem para o seu bolso.

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!

A SBD indica que os indivíduos tomem um banho todos os dias. Quem opta por mais de três banhos diariamente, e ainda usa sabonetes e buchas, aumenta o risco de ressecamento da pele e altera o pH cutâneo e das mucosas.

Cientificamente falando, pode ser mais vantajoso o banho da noite, que faz mais pela sua saúde e pelo seu corpo. Inclusive ele pode fazer muito pelo seu sono e descanso, fazendo você se sentir melhor no dia seguinte. Aquelas 7-9 horas diárias de sono podem ser potencializadas depois de um bom banho antes de dormir.

Benefícios de tomar banho pela manhã
Segundo a psicóloga Shelley Carson, de Harvard, o banho matinal favorece a resolução de problemas e a criatividade. Isso se deve ao chamado período de incubação das ideias. Esse é o tempo que leva para chegarmos à solução de alguma questão.

A preferência por banhos mais quentes ou mais frios traz impactos diretos para a saúde, não apenas da pele, como de todo o corpo. A melhor saída, explicam especialistas, é a água fria.

Não há um número certo para quantos banhos você deve tomar por semana, isso varia de acordo com o tipo de pele e clima da região. Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias.

Onde menos se toma banho? No Reino Unido e na Turquia, praticamente, só metade da população faz isso todo dia. Na Alemanha e no Japão, também.