Tem problema ser tímido?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

A timidez não é um problema, embora muitas pessoas acreditem que sim. Pessoas tímidas desfrutam de vários benefícios por serem quem são, mas pode ser difícil ter essa percepção uma vez que normalmente é incentivado a combater a timidez.

O primeiro passo para vencer a timidez é baseado em lidar com ações que geralmente deixam uma pessoa desconfortável. Vamos pensar em um exemplo: uma característica bem comum na personalidade de um tímido é o “medo” de enfrentar eventos sociais mais fortes como festas onde muitas pessoas estarão presentes.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

Cumprimentar os outros é difí cil para Bonzo. Um encontro bemhumorado o ajuda a ver que falar com as pessoas não é tão difí cil assim. “Posso fazer tudo com a ajuda de Cristo, que me dá a força que preciso.” Filipenses 4:13.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Preocupação intensa dias, semanas até meses antes de qualquer situação social; Medo extremo de ser julgado e criticado por outras pessoas, principalmente desconhecidas; Medo de que você vai fazer alguma coisa errada em público, causando humilhação; Receio de que as pessoas irão perceber que você está nervoso.

Academia, teatro, dança, canto, língua estrangeira, qualquer uma delas será útil para ajudar a superar a timidez, já que você estará lidando com gente que até então não conhecia – e será obrigada a se expor. Além disso, qualquer uma delas será um prazer a mais na sua vida.

Os psicólogos dividem a timidez em dois tipos: a situacional e a crônica.

A timidez é definida por alguns manuais de psiquiatria como uma condição complexa, que abrange desde a sensação de desconforto até algum tipo de medo irracional quando nos vemos diante de certa situação de socialização. Alguns autores defendem que a timidez esteja inclusive ligada à origem de alguns ataques de pânico.

Ansiedade, aceleração dos batimentos cardíacos, tontura, não saber o que fazer ou o que dizer, querer desaparecer, gaguejar, são comportamentos comuns quando uma pessoa vivencia a timidez.

Os tímidos são pensadores
As pessoas tímidas tendem a refletir internamente – muito. E, às vezes, a mente delas simplesmente não quer desligar. Mas, segundo Taylor, tanto pensar nem sempre é negativo. “A timidez não deve ser vista como algo com o qual você não pode lidar ou que é insuperável”, ele explica.

Pessoas tímidas são comumente introvertidas, mas elas também podem ser extrovertidos cuja ansiedade atrapalhou a sociabilidade. E os introvertidos não-tímidos podem ser socialmente hábeis, mas que preferem a própria companhia.

Uma pesquisa recente indicou que a porcentagem de pessoas com timidez é de aproximadamente 50%1. A timidez está presente na vida de tantas pessoas, que é surpreendente o quão pouco ela é compreendida. Comece pela a origem da palavra.

Medo de não ser aceito
Esse é um dos principais pontos que podem desencadear em um comportamento tímido. A pessoa tem medo de não ser aceita pelo grupo, de falar alguma bobagem ou ter algum comportamento fora do padrão e, para não ser excluída, se retrai.