Tem problema ficar tirando o microondas da tomada?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

Estima-se que um microondas simples, em média, seja capaz de consumir algo entre 1,00 kWh a 1,50 kWh, por hora, em funcionamento. Modelos mais robustos e com mais volume podem chegar aos 3,5 kWh de consumo.

Mas, por quê é necessário fazer isso? O que acontece, nestes casos, é uma oscilação de eletricidade que pode danificar e, até mesmo, fazer com que os aparelhos elétricos conectados na tomada queimem. Por isso, é indicado que os equipamentos sejam retirados da tomada ou que o disjuntor geral da casa seja desligado.

Primeiramente, é preciso desconectar o micro-ondas da tomada. Em seguida, com um pano úmido com detergente, retire toda a sujeira da parte de dentro. Por fora, use também um pano úmido e, em seguida, um pano seco ou papel toalha para secar.

Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo. Também não utilize adaptadores T ou benjamim em seus produtos.

Aparelhos microondas sem grill são mais econômicos. Ao colocar o alimento em um prato para aquecê-lo, deixe espaços entre os pedaços para que o aquecimento se dê uniformemente, nunca colocando uns sobre os outros. Procure descongelar os alimentos naturalmente, em temperatura ambiente, sem a utilização do aparelho.

3. Chuveiro elétrico. Não restam dúvidas, o chuveiro é o verdadeiro campeão, entre os aparelhos que consomem mais energia elétrica. Para que você tenha uma ideia, um chuveiro de 7.500 Watts, utilizado por apenas 15 minutos mensais, representa um consumo energético de 56,25 KW.

1. Ar-condicionado. Quando o assunto é sustentabilidade e consumo de energia elétrica, o ar-condicionado é um dos aparelhos que deve ficar no radar. O equipamento, apesar de ter consumo similar a um chuveiro elétrico, tem mais impacto na conta devido ao tempo que fica ligado.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) mostrou em dados de pesquisas que o consumo de energia de um micro-ondas varia de 1,00 kWh a 1,50 kWh por hora quando o aparelho está funcionando. Já em stand by, em um mês o consumo pode chegar em 13,7 kWh.

Segundo Marco, o segredo para economizar é sempre priorizar o preparo que vai durar menos tempo. Afinal, quanto maior o período de funcionamento, mais luz você vai gastar. “O microondas é um aparelho que muita gente acha que gasta bastante energia, mas na verdade é um dos mais eficientes na cozinha.

Já reparou que o microondas quando está em pleno funcionamento operacional, só funciona com a porta fechada? Isso porque deixar a porta aberta pode ocasionar um vazamento de ondas elétricas, emitindo radiação que pode ser prejudicial à saúde humana, causando queimaduras na pele e outros problemas mais graves.

Ter o hábito de desligar os dispositivos da tomada pode fazer uma boa diferença no valor pago, além de ser mais seguro, evitando acidentes e até mesmo danos aos eletrodomésticos em caso de queda de luz.

Ao contrário do que muitos afirmam, quebrar o terceiro pino não danifica o aparelho. Como comentamos anteriormente, se a rede elétrica não é aterrada, o pino terra se torna irrelevante. Então, o terceiro pino só cumprirá o seu papel se a rede elétrica tiver um aterramento adequado.

Então, se você retirar o “pino terra” poderá deixar seu equipamento exposto a problemas da rede de energia, isto é, correndo risco de queimar em casos de queda de energia elétrica. Isso vale para todos os aparelhos e equipamentos eletrodomésticos que já vêm com o pino terra por conta do padrão.

Quando você deixa seu micro-ondas ligado na tomada, sem utilizá-lo, ele entra no modo stand-by, que é um grande vilão. Isto porque, ele continua sugando energia e pode representar um consumo mensal de 12%. Então, já sabe, se não estiver utilizando o micro-ondas, tire-o da tomada e economize.

Tem mais de dez anos de idade– se o seu micro-ondas está com você há mais de dez anos e está começando a dar problemas, a compra de um novo é, provavelmente, o melhor caminho. Lembrando que os aparelhos têm vida útil entre dez e 12 anos.

10 anos

Um micro-ondas pode durar bastante tempo, de acordo com pesquisas, o prazo de duração é média de 10 anos. Mas para isso é preciso ter cuidado na limpeza e na manutenção do aparelho.

Se seu produto for 110V, precisará de uma tomada de 20A; se for 220V, uma tomada de 10A. Providencie o aterramento conforme a norma NBR5410, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O fio terra do produto não pode ser ligado ao neutro da rede elétrica nem a canos de água ou de gás.