Tem problema dormir de bruço na gravidez?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Durante a primeira metade da gravidez, não há problema em dormir de barriga para cima. Mas, conforme o bebê vai crescendo e a gestação avança, o mais aconselhável é dormir virada para o lado esquerdo.

Posições confortáveis para grávidas dormirem
Se for dormir de lado, opte pelo lado esquerdo. Você também pode contar com o apoio de travesseiros no quadril, entre as pernas e acima da barriga. Eles funcionam como pontos de pressão no corpo e dão mais firmeza e conforto na hora de dormir.

É importante que a gestante deite do lado esquerdo para ajudar na circulação sanguínea e evitar a compressão da veia cava. Isso ocorre porque dormir do lado esquerdo pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea para o feto e para o útero, o que pode prevenir a morte fetal.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

Imagina na gestação!!! Mas se o “aperto” for só na barriga, você pode dar um jeito, sabia? A regra é clara: quanto mais confortável melhor. Atenção aos tecidos também, quanto mais leves e flexíveis, melhor.

Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.

  1. 1 – Bebida alcoólica. ...
  2. 2 – Tatuagens. ...
  3. 3 – Alimentos crus ou pouco cozidos. ...
  4. 4 – Atividades físicas. ...
  5. 5 – Vacinas. ...
  6. 6 – Doação de sangue. ...
  7. 7 – Medicamentos para dormir.

Pode, mas como a posição de barriga para cima, até pouco mais do 4º mês de gestação sem problemas. À partir daí, o bebê está muito grande e pode começar a ficar desconfortável. Não porque a mãe está amassando o bebê, lembre-se que ele está bem protegido em uma bolsa de liquido amniótico que evita qualquer impacto.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

1. Primeiro trimestre. A 1ª das 12 semanas da gravidez tem a sonolência mais forte.

Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento.

As mamães que já passaram por uma gravidez geralmente percebem os movimentos mais cedo. É comum que por volta da 16ª semana a maioria já sinta o bebê. Vale lembrar, porém, que a sensação varia de mulher para mulher. Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

As articulações um pouco mais soltas podem causar instabilidade nos pés, tornando-se vulnerável a cair. Hipoglicemia e queda de pressão arterial – estas duas condições, que são comuns durante a gravidez, também podem fazer com que as mulheres se sintam tontas e percam o equilíbrio ao caminhar.

Quando os bebês já estão grandes para serem pressionados contra a pele da barriga da mãe, eles podem sentir as mudanças na temperatura. Por isso um banho morno deixará o bebê relaxado. O som da aguá pode ajudar nesse processo. Porém, água quente e gelada não farão bem ao bebê, por isso o ideal é que água esteja morna.

Ouvir o coração do bebê
Além do aparelho, há um aplicativo gratuito com o mesmo nome - "Shell". O app está disponível para Android o iOs. O BabyScope é outra alternativa, pois permiti que a mamãe ouça os batimentos cardíacos.

A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque.

Por que a Barriga de Grávida Fica Dura? A barriga já começa a ficar dura logo no início da gravidez, entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar.