Tem problema deixar o ventilador ligado a noite toda?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Caso você seja diagnosticado com alergias respiratórias como rinite ou sinusite, o ventilador pode ser um vilão. Como o objeto faz ventar, as partículas causadoras de alergia circulam mais rápido pelo ar.

Pelo o que se percebe na maioria dos incêndios dessa natureza são instalações elétricas mal feitas, falta de atenção ao ligar equipamentos eletricos e até mesmo esquecer o equipamento ligado, ele gera calor e as vezes se propaga em forma de fogo", finalizou.

Diferença nenhuma faz entre ventilador ou ar para interferir no sono. Porém, se estiver muito calor e o ventilador não estiver aguentando. Possivelmente pode mexer com o seu sono. Por outro lado Ar condicionado traz um ambiente mais tranquilo, tudo indica que irá dormir melhor.

Sobrecarga de energia elétrica da rede; Aquecimento excessivo do motor; Falha do capacitor de partida; Contatos elétricos frouxos ou isolados e outras causas.

Posição ideal para o ventilador refrescar
O ar frio é mais pesado do que o ar quente, sendo assim, o ar frio fica embaixo no ambiente e o ar quente fica em cima. Por conta disso, caso você tenha um ventilador de coluna ou ventilador de mesa, posicione-os para cima para que o ar quente saia dali.

Criança Pode Dormir Com o Ventilador Ligado? E a resposta é sim! Os pais podem utilizar um ventilador no quarto das crianças, desde que com uma distância apropriada e sempre direcionado para a parede ou para cima, evitando que o vento vá direto na criança.

“De acordo com a Eletrobrás, um ventilador de teto consumiria 28,8 kWh (medida de consumo de energia elétrica) por mês, se ligado 8 horas por dia, todos os dias.

Idealmente, é melhor evitar tanto o ventilador quanto o ar–condicionado quando estiver gripado, já que esses aparelhos podem deixar as mucosas mais ressecadas, piorando sintomas alérgicos. Além disso, evite choques térmicos, beba bastante água e faça repouso, para que a recuperação seja completa e rápida.

Porém, o ambiente externo pode seguir mais quente, pois conservou o calor recebido durante o dia. Nestes casos, a recomendação é de colocar a parte dianteira do ventilador virada de frente para a janela da sala ou do quarto. Assim, o ventilador acaba empurrando o ar quente do ambiente interno para fora da janela.

Existe jeito certo para usar o ventilador
"Feito isso, deixe o ventilador no chão, posicionado para cima e o ajuste para girar de um lado para outro, para que o vento não seja direto e constante para o corpo. Direcione para parede, ou de preferência para janela, pois assim o ar quente sai do ambiente.

Dormir em quarto fechado, com ar-condicionado e ventilador ligados, também não é o melhor, do ponto de vista respiratório. É que esses aparelhos suspendem e dissipam partículas com potencial irritativo que pioram a qualidade do ar, como poeira, mofo, pelos, pólen e ácaros.

Refrescando o quarto com ventilador
A primeira dica é colocar um recipiente com gelo na frente do ventilador ligado. Além disso, é importante observar o local onde você vai colocar o ventilador. Prefira deixá-lo mais distante do local onde você dorme, pois, o motor do aparelho pode esquentar um pouco mais o espaço.

Como são os mais silenciosos, podem ser usados tranquilamente durante a noite, já que ainda contam com muita economia de energia. Uma dica incomum, mas que pode ser feita para amenizar o ar abafado de dentro do quarto, é ligar seu ventilador virado para a janela. Assim, ele irá jogar o ar quente para fora!

Vale lembrar que o ar quente é mais leve que o ar frio, e por isso se concentra na parte superior do ambiente. Por isso, posicione o ventilador de modo que o vento chegue nas partes mais altas do cômodo. Para completar, vire o ventilador para o lado da janela – não precisa ser de frente, apenas voltado para ela.

Ventilador
Não tenha dúvidas, os ventiladores também estão entre os eletrodomésticos que consomem mais energia nas residências.

Dica adicional: abra as janelas
O ar parado é um dos principais responsáveis por ampliar a sensação térmica. Se você notar que tudo está muito abafado, pode apostar que é porque as janelas estão fechadas há muito tempo. Por isso, deixe o ar circular pelo ambiente e respire um ar mais fresco durante todo o dia.

Saiba como refrescar o quarto e ter uma boa noite de sono

  1. Tire os eletrônicos da tomada. ...
  2. Dê preferência para cores claras. ...
  3. Use tecidos leves. ...
  4. Feche as cortinas durante o dia. ...
  5. Coloque plantas no seu quarto. ...
  6. Deixe a roupa de cama no freezer. ...
  7. Cuidado com a iluminação. ...
  8. Aumente a umidade do quarto.

Não há um consenso sobre o que é melhor: ar condicionado ou ventilador. Enquanto o primeiro provoca um ressecamento maior, o segundo gera uma corrente de ar, que pode fazer partículas alergênicas circularem pelo ambiente.

Isso acontece por diversas razões, entre elas, o ressecamento do ar e a suspensão da poeira. Passar a noite recebendo o vento direto pode debilitar o sistema imunológico, tornando o organismo mais propenso às infecções respiratórias por vírus e bactérias, além de deixá-lo menos capaz de combatê-las.

Mas na manhã seguinte, é comum a garganta estar “arranhando”, o nariz congestionado, além de tosses e espirros. Isso acontece devido às partículas disseminadas pelas pás do ventilador no ambiente. Não significa que a casa esteja suja, mas algumas partículas estão no ar e são impulsionadas pelo vento.

Portanto, a velocidade do ventilador em nada interfere no consumo. O aumento do consumo de combustível está diretamente relacionado ao acionamento do compressor do ar condicionado. Uma vez ligado, o sistema aumenta um pouco o consumo de combustível por exigir um esforço maior do motor.