Tem problema deixar o carregador na tomada à noite toda?

Perguntado por: ocarvalho4 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Especialistas consultados pela nossa reportagem confirmam que, desde que você utilize fontes originais, certificadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ou pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), não há riscos em deixá-las sempre na tomada.

28 dias

Para atestar a qualidade e a segurança dos carregadores, um dos testes realizados pela agência consiste em deixá-los plugados na tomada por um período de até 28 dias para verificar se algo de errado acontece. Só depois disso ele é aprovado para ser comercializado por aqui.

Deixar o carregador fora da tomada quando não está em uso
A explicação é simples: o carregador pode ser danificado pelas oscilações na rede elétrica, principalmente durante quedas de luz provocadas por tempestades, muito comuns no país.

Especialistas consultados pela nossa reportagem confirmam que, desde que você utilize fontes originais, certificadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ou pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), não há riscos em deixá-las sempre na tomada.

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Muitas vezes, a carga fica incompleta quando o dia é agitado e o tempo é curto para esperar o carregamento total. Mas se você possui o hábito de tirar o celular do carregador antes dos 100%, pode ficar tranquilo.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

O celular sempre ligado pode ter o desempenho comprometido e ficar mais lento ou travando, principalmente se você tem muitas fotos, vídeos e aplicativos que podem carregar demais o seu aparelho. Como o uso dele é muito maior durante o dia, a dica é deixá-lo desligado em alguns momentos, de preferência na madrugada.

Não é prejudicial usar o celular enquanto ele está carregando, desde que você use o carregador apropriado e o celular esteja em boas condições.

Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo. Um recente relatório indica que carregar os smartphones no quarto poderá afetar a secreção de melatonina e, consequentemente, causar obesidade e/ou diabetes.

Maneira correta de guardar o acessório
Para evitar que os fios se dobrem, lance mão de um daqueles arames para fechamento de embalagens e prenda o carregador enrolado pelo meio da circunferência. Uma outra maneira adequada de guardar o seu carregador de celular é mantê-lo em um porta-óculos ou uma necessaire.

Esteja ciente de que, se os locais têm os carregadores unidos a uma central com unidade de memória por entrada USB, eles oferecem riscos de infecção por vírus, e caso o estabelecimento disponibilize um carregador padrão, com módulo completo, apenas emprestado, este dificilmente poderá ser usado para distribuir malware.

Pelas contas, ele pode durar até 2 anos, dependendo da frequência de uso de cada cliente. Não há ainda no mercado bateria de lítio que dure mais tempo que isso. O carregador portátil prejudica a bateria de meu dispositivo?

Faz mal ir dormir e deixar o celular ligado na tomada? A resposta é não. Os aparelhos atuais, seja os iPhones ou os que rodam Android, já possuem recursos embarcados que cuidam do carregamento automaticamente.