Tem problema deixar a bike no sol?

Perguntado por: eperes7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O sol “devora tudo” em uma bicicleta, desde o brilho da tinta ou o tom da cor, até a flexibilidade e a dureza da borracha e do plástico. Por isso, não a torture se não for necessário: estacione na sombra sempre que parar e cubra-a com um cobertor se ela precisar ficar exposta ao tempo.

A sujeira é uma das principais inimigas da bike e de seus componentes, pois mesmo com ela parada, acelera processos de degradação da pintura e de ferrugem do quadro e demais componentes.

Pedalar na chuva não estraga a bike, mas os contaminantes do chão podem danificar diversos componentes se nada for feito, principalmente a relação. Por isso, lave a bike sempre que possível, principalmente se você pegou chuva muito forte.

Quando ocorre a junção entre o ferro e o oxigênio, esses dois elementos sofrem uma reação que resulta a ferrugem (óxido de ferro). Ferro, água e ar. Esses três elementos já bastam para sua bicicleta ficar com aparência de velha.

Por que o pneu da bicicleta murchou? Normalmente o pneu murcha por conta de um furo na câmara de ar, ela está localizada dentro do pneu da bicicleta. É através dela que o pneu fica cheio. Um simples e pequeno furo pode atrapalhar seus planos de pedalar e até mesmo se prejudicar durante uma competição.

Utilize lubrificantes
Depois de secar a bike, lubrifique com óleo os componentes móveis de sua bicicleta, como a catraca de marchas, a corrente, os pedais e os rolamentos na parte externa para evitar a oxidação.

Mesmo com a capa, é possível molhar alguma parte da roupa ao andar de bike na chuva. Por isso, uma ótima dica é levar uma roupa e meias extras ao sair em dias chuvosos. Porém, lembre-se de colocá-las em um saco plástico na sua mochila. Assim, as peças não correm o risco de molhar.

Usar parafina é uma excelente dica de proteção, mas infelizmente, ela não pode ser aplicada em todas as peças da sua bike. A corrente e a transmissão, por exemplo, não devem receber o produto. Uma alternativa é a utilização de lubrificantes que ajudam a repelir a água, com os de ação teflon.

Em média, em bikes speed a corrente dura 1.500 quilômetros. Em mountain bike a duração é menor, de mil quilômetros.

Se você se pergunta “quanto tempo devo pedalar por dia”, não se preocupe, pois a quantidade recomendada por especialistas é pequena. O ideal é que as pessoas pedalem 30 minutos de bike por dia, o que pode ser considerado um curto período em comparação com outras atividades cotidianas.

O nível iniciante comumente são passeios pela cidade, parques ou ruas do bairro, giram em torno de 15 até 20km. Uma ou outra subida, velocidade média abaixo de 15 km/h.

Limpe a corrente
Dependendo do estado da corrente, você pode usar somente um pano limpo ou talvez precise usar desengraxante, mas lembre-se que se usar desengraxante, é preciso lavar a corrente com água e sabão em seguida. Você pode saber mais sobre a lavagem da bike neste artigo.

Se você pedala regularmente, lembre-se limpar e lubrificar sua corrente pelo menos uma vez por mês. Se gosta de explorar estradas de terra e de deixar sua bicicleta suja, deve limpá-la com mais frequência ainda.

O recomendado é utilizar álcool em gel ou álcool líquido 70% e passar nos pontos principais onde as pessoas costumam tocar: guidão e selim. O restante da bicicleta não tem tanta necessidade, pois não é o foco.

A uma velocidade moderada, igual ou menor que 20 km/h, queima-se cerca de 500 calorias. A grande margem se deve ao fato do ciclismo ser um esporte em que o nível de esforço físico varia bastante de acordo com a intensidade da pedalada e outras variáveis do trajeto percorrido.

Andar de bike regularmente ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações cardiovasculares. Quem não é diabético mas quer prevenir a doença também deve incluir essa atividade na rotina! Que andar de bike tonifica os músculos você já sabe.

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de perder peso de forma saudável. Depois que atingir o peso desejado, pedalar se torna uma excelente maneira de manutenção do peso enquanto que ao mesmo tempo tonifica os músculos – além de ser uma atividade muito divertida e não monótona.

Andar com o pneu murcho é perigoso tanto para o motorista, quanto para os passageiros do veículo. Isso porque a baixa pressão do pneu afeta a direção do automóvel, principalmente nas curvas e na frenagens. Em curvas, por exemplo, o carro entra de forma lenta e desalinhada, já que há falta de aderência ao solo.