Tem problema comer maçã escura?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Maçã "Ela tende a ficar escurinha, mas não tem problema. Não tem problema comer a parte escura, mas vai ter um gosto mais forte. Você pode tirar a parte escura e comer o resto".

Por isso mesmo, quando uma maçã parece ter uma mancha de podridão, ainda que limitada a uma área que justifique o seu aproveitamento, não será seguro cortar a parte visivelmente afetada e comer o resto — as micotoxinas ter-se-ão já espalhado pelo resto do fruto.

Não existe parte boa, mesmo que a parte boa pareça que está boa (as aparências enganam). A maçã quando está assim, já está totalmente tomada de fungos (até antes mesmo de aparecerem os pontinhos esverdeados).

Faz mal comer maçã à noite? Não faz mal, mas pode atrapalhar seu sono. Afinal, é comprovado que a maçã é um alimento que ajuda a se manter desperto.

As maçãs minimamente processadas, grupo que inclui as maçãs fatiadas, são suscetíveis ao escurecimento enzimático, o que afeta a sua aceitação para consumo. Porém, essa reação enzimática pode ser controlada com o uso de produtos antioxidantes.

O apodrecimento é causado por fungos e bactérias que fermentam os açúcares presentes nas frutas, retirando o alimento necessário à sua sobrevivência e proliferação. Com isso, espalham-se facilmente de um fruto para o outro, causando a fermentação e apodrecimento das demais.

A água impede o contato do oxigênio com a enzima, o que impede o escurecimento da maçã. Já a acidez do suco de limão reduz a atividade da polifenol oxidase, o que também preserva a coloração original.

Quando a maioria das frutas é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. Esta descoloração é chamada de escurecimento enzimático, e é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como polifenol oxidase (PPO), presente nessas frutas.

Não existem perigos de comer alimentos oxidados, apenas estaremos a consumir menos vitaminas. A oxidação não é o único factor que leva a perda de vitaminas nos alimentos.

Ela explica que frutas que não estão bem lavadas podem ocasionar “desde dores de cabeça, vômitos, enjoos, dores abdominais até intoxicações alimentares mais severas, potencializando sintomas como febre, falta de apetite e desidratação”.

Preste atenção à cor do pedúnculo, o cabinho da fruta Procure no cabinho da fruta uma substância mais clara, como se fosse um pozinho branco. Se você encontrá-la, é sinal da presença de agrotóxico em excesso na região, explica Renato Tratch, professor de agronomia da PUC-PR.

Maçãs e pêras, quando conservadas dentro da geladeira, podem durar de 3 a 4 semanas. Já a framboesa, manga, abacate, goiaba e figo podem durar até 2 semanas enquanto os frutos cítricos como laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola tem uma durabilidade aproximada de 1 semana.

três semanas

Maçã A maçã pode ser conservada por até três semanas fora da geladeira. Por isso, prefira deixá-la na fruteira, em temperada ambiente.

Depois de cortada, a maçã começa rapidamente a oxidar e, em questão de minutos, passa a ganhar uma coloração mais escura. Mas existe um truque simples que faz com que a fruta permaneça intacta por até 5 dias na geladeira.

Comer maçã com ou sem casca? Segundo os nutrólogos, jogar fora a casca da maçã é, definitivamente, um crime contra a sua saúde. É nessa parte da fruta, por exemplo, que se concentram grande parte das vitaminas, antioxidantes e substâncias anticâncer.

Banana

Banana. Além de todos os benefícios que ela oferece, a banana ajuda a manter a glicose estável e ameniza a digestão, que demanda muito da sua energia. Ela também possui substâncias que ajudam a controlar o sono e o humor, além de prevenir distúrbios emocionais.

A casca da maçã tem quercetina, um antioxidante e anti-inflamatório muito importante para o sistema nervoso e indutor do sono. “A quercetina é indutora da serotonina para chegar na melatonina”, detalha Cilla. Segundo a nutricionista, o problema da fruta é que muitas pessoas acabam sentindo muita fome após consumi-la.

Dessa reação surgem dois produtos, a água e a benzoquinona. Esses dois compostos reagem entre si em uma reação lenta e espontânea, gerando como produto a melanina, um pigmento de cor marrom escuro, que dá a cor escura que vemos nos vegetais. Quanto mais melanina presente, mais escura a fruta fica.

Outra dica para a fruta não oxidar, no caso da salada de frutas, por exemplo, é usar uma bebida gaseificada, como água com gás, bem como um refrigerante de fruta. Afinal, o ácido cítrico que elas contêm também ajuda as frutas a não escurecerem tão depressa.

A maioria dos estudantes, 95,4%, concordou que os materiais que não permitiram o escurecimento da maçã foram a vitamina C (ácido ascórbico) e o suco de limão.