Tem problema comer comida com larva?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

No caso da ingestão de larvas de moscas, por exemplo, o próprio trato gastrointestinal as neutraliza durante a digestão. Contudo, se elas adentrarem a pele, o couro cabeludo ou a boca, podem provocar a chamada miíase, uma infecção na qual vivem sob a pele, diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Agora, se você está se perguntando o que acontece se alguém engolir, acidentalmente, os ovos ou as larvas das moscas, fique sabendo que a resposta não é nada animadora. Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começarem a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções.

- Ingerir alimentos que contenham ovos de moscas é perigoso a saúde? Em geral, não. Ovos e larvas de moscas não irão sobreviver ao meio ácido do nosso estômago.

Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável. "No caso de as larvas estarem contaminadas, elas podem causar reações como dor abdominal, diarréia e vômito; é melhor não arriscar", comenta a nutricionista.

Elas ocorrem quando uma mosca entra em uma determinada área e põe ovos. Muitas vezes, o cheiro de comida podre atrai moscas e larvas.

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

As moscas-varejeiras têm maior tamanho, duas asas grandes e corpo azul ou verde metálico. Em contato com o calor da pele de uma pessoa ou animal, de 12 a 24 horas depois os ovos eclodem e surgem larvas minúsculas, que darão continuidade ao ciclo evolutivo do inseto.

Causas da Miíase
A bicheira é causada pela mosca varejeira que pousa na pele ferida e coloca mais de 200 ovos. Esses ovos se transformam em larvas em menos de 24 horas. Depois de se alimentarem por um período no tecido humano, elas caem e se escondem no solo, em forma de pupa, para dar origem a uma nova mosca.

Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.

Se isso acontecer, você precisa descartar o alimento. Isso mesmo, esse inseto carrega diversos componentes, como bactérias, fungos, vírus e ovos de vermes, já que se alimentam de material orgânico em decomposição, principalmente de fezes.

Quando a mosca pousa na comida, o alimento deve ser descartado pois a contaminação por microrganismos já ocorreu.

3 – Quais são os sintomas de larvas no corpo? As larvas que se alojam externamente causam sintomas locais, como nódulos avermelhados, coceira, sensação de que algo “caminha” debaixo da pele. Podem evoluir com feridas e, em alguns casos, tornam-se até visíveis.

Tratamento de miíase
A base para o tratamento da miíase após adequada identificação do quadro, envolve remoção mecânicas das larvas. #Ponto importante: Não há indicação de prescrever rotineiramente antibióticos ou antiparasitário, embora a infecção bacteriana secundária possa complicar a infestação.

A miíase é definida como a infecção ou infestação de humanos e animais vertebrados vivos por larvas de dípteros, que eventualmente alimentam-se de tecido vivo ou morto do hospedeiro5. Clinicamente, as miíases são classificadas de acordo com a sua localização anatômica. Podem ser cutâneas, cavitárias e intestinais.

No entanto, o responsável garante que a larva é inofensiva.

Por incrível que pareça, a ingestão de carunchos não faz mal à saúde. Eles são considerados pragas porque danificam alimentos, mas não causam doenças nem intoxicação a seres humanos. Portanto, se você os encontrar em alguma comida, não precisa jogar tudo fora.