Tem problema colocar isopor no microondas?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Pode colocar isopor no micro-ondas? Não pode. Infelizmente o isopor libera algumas substâncias que são prejudiciais a nossa saúde. Por essa razão, sempre transfira o alimento para um recipiente que pode ser aquecido no micro.

Não coloque isopor no micro-ondas!
O poliestireno libera substâncias tóxicas quando entra em contato com o calor do micro-ondas transferidas para a comida e podem comprometer a sua saúde. Além disso, há risco de derreter o material, estragar os alimentos e até danificar o eletrodoméstico.

Não! Isopor não pode ir no micro-ondas, pois o aparelho – em contato com o material – pode provocar uma série de problemas. Sabe aqueles dias de trabalho bem corrido? Então, eles são os mais propensos a provocar algum acidente.

10 coisas que não se deve colocar no microondas

  • Ovos. ...
  • Carne. ...
  • Leite materno. ...
  • Recipientes de plástico. ...
  • Sacolas de papel marrom. ...
  • Papel alumínio. ...
  • Canecas Térmicas. ...
  • Embalagens de cartolina.

Alguns alimentos, se levados de forma incorreta ao micro-ondas, podem explodir e causar machucados ou até um curto-circuito no ambiente. Além disso, materiais como garrafa térmica, metais (o alumínio também!), plástico e sacos não devem ir ao aparelho, pois podem pegar fogo ou explodir.

Os pratos e porcelanas também podem ir no aparelho, desde que não tenham detalhes metálicos. Outra opção são os potes feitos com plástico polipropileno, que é o material mais comum utilizado em marmitas de plástico. Esse tipo de material costuma ser mais resistente, podendo suportar temperaturas altas e baixas.

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

O que pode ir no micro-ondas? Tá liberado esquentar sua água pra fazer chá no micro-ondas, viu? Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

1. Na própria marmita (MICROONDAS) Com a tampa fechada, coloque-a no microondas e aqueça por 5 minutos em potência média/alta. Abra a marmita (cuidado: vapor quente) e verifique a temperatura na parte central do alimento.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

Os pratos e porcelanas também podem ser colocados no microondas, desde que não tenham detalhes metálicos. Papéis: Evite papel alumínio.

É importante lembrar que alguns plásticos que não são BPA-free podem liberar substâncias tóxicas durante o preparo do alimento e esses devem ser evitados. Dê preferência a vidros refratários ou cerâmica vitrificada.

Pesquisas mostram que plásticos não são bons para colocar no micro-ondas pois, quando aquecidos, liberam substâncias cancerígenas, como o Bisfenol-A ou, simplesmente, BPA. Essas substâncias, por sua vez, contaminam os alimentos.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

Algumas pesquisas constataram que plásticos não são indicados para o uso em microondas, pois quando aquecidos, liberam substâncias como o BPA (bisfenol-A) que são cancerígenas, por conterem uma substância tóxica que desprende da embalagem passando para o alimento.