Tem preferência por filho?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

1- A preferência das mães por um determinado filho é algo inconsciente? Psicóloga: Na maioria dos casos, é provável que sim, pois uma vez que, socialmente, espera-se que os pais não façam distinção entre os filhos, a mãe, então, inconscientemente, mascara tal comportamento seu.

Filhos do meio x falta de atenção
O grande problema nisso tudo, conforme observaram os pesquisadores, é a educação dada pelos pais. Isso porque, enquanto o primeiro filho recebe atenção absoluta como a única criança da casa, o filho do meio acaba não recebendo tanta atenção assim.

substantivo masculino Preferido; aquele é o mais amado e querido em relação aos demais: meu filho mais novo é o meu predileto.

"Dados sugerem que particularmente as mães demonstram favoritismo em relação aos filhos que possuem valores similares aos delas e se dedicam mais à família, em detrimento de qualidades como ser muito ambicioso ou focado na carreira".

Primogénitos sentem-se mais reconhecidos pelos pais
Segundo os especialistas, isto pode ser explicado pelo facto de os pais viverem certas emoções positivas com o filho mais velho que, naturalmente, proporciona mais “primeiras vezes” aos pais.

Uma mãe narcisista sempre tem razão e, por não admitir culpa nem responsabilidade, atribui o erro ao outro. Assim, ela acaba se colocando sempre como dona da razão.

Por que os pais fazem diferença entre os filhos
O início desse favoritismo dos pais para com alguns de seus filhos ocorre na interação entre a personalidade “semi-consolidada” dos pais (que nunca para de ser construída e moldada ao longo de nossas vidas) e a personalidade “em construção” de seus filhos.

6 atitudes afetuosas que as mães devem ter com os filhos todos os...

  1. Mostre afeição física. ...
  2. 2.Se faça sempre presente. ...
  3. Seja gentil. ...
  4. Use palavras amorosas. ...
  5. Discipline com calma. ...
  6. Ria com eles.

A equipe de pesquisadores afirma que a educação dada pelos pais é uma das principais razões pelas quais o segundo filho costuma ser mais problemático. A ideia faz todo sentido: os primeiros filhos normalmente recebem mais atenção e até mais cuidados dos pais, enquanto o número dois é menos “vigiado”.

Se você é um primogênito, é provavelmente um perfeccionista que procura ser bem sucedido e que busca alcançar aprovação e que tem tendência a dominar qualquer espaço que ocupa. Os primogênitos muitas vezes podem ser encontrados em carreiras de liderança, tais como direito, medicina ou como CEOs.

Trata-se de uma variação da Síndrome de Münchausen, transtorno em que um paciente simula sintomas de doença com o objetivo de obter compaixão e atenção médica. No caso da SMPP, a pessoa a cargo do paciente (pais ou cuidadores) fabrica esses sintomas ou provoca doenças, também na tentativa de chamar atenção para si.

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Mas as pessoas têm filhos por razões bastante egoístas: por prazer, para cuidar delas na velhice, para ter alguém para amar e amá-las de volta, para viver coisas que não puderam viver quando eram crianças, para exercer poder sobre alguém, dar continuidade ao nome da família.

Pois isso transmite à criança noção de identidade e segurança de que é amada. Esse favoritismo ocorre quando, temporariamente, os pais exercem preferência por um dos filhos. Por exemplo, quando um deles está doente, ou quando presta um concurso, e não é aprovado, ou quando termina um namoro e está sofrendo etc.