Tem prazo para solicitar o certificado do ENCCEJA?

Perguntado por: abernardes7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

O prazo para emissão da declaração de solicitação do certificado do Ensino Médio será de no máximo 5 dias úteis, de acordo com a demanda do Campus.

O prazo máximo determinado pelo MEC foi de até sessenta dias para a emissão e o registro dos diplomas, pelas instituições de ensino. Embora o prazo de cento e oitenta dias para adequação ao novo prazo tenha chegado ao fim, notamos que as faculdades não têm seguido tais prazos.

Você sabe como conseguir o certificado do Encceja? No Encceja, o participante que conseguir nota mínima de 100 pontos em cada prova objetiva e o mínimo de 5 pontos na redação pode solicitar o diploma do ensino fundamental ou médio.

Por ser uma formação diferente do ensino básico, muitos se perguntam se quem fez Encceja pode fazer uma faculdade na modalidade de Educação a Distância (EAD). A resposta é sim!

Para solicitar o seu certificado ou declaração o candidato deverá acessar o site: suap.ifsp.edu.br e clicar em “Solicitação de Certificado Enem/Encceja". A Solicitação NÃO pode ser feita via smartphone, está disponível apenas pelo computador. Veja aqui como solicitar o seu certificado.

Não tem histórico escolar através do Encceja, somente o certificado de conclusão, pois o certificado e o histórico escolar são documentos diferentes.

Como emitir o certificado de conclusão do ensino médio pela internet?

  1. Acesse o site de consulta do estado;
  2. Preencha os dados solicitados (RG ou número de registro da publicação);
  3. Clique em “Pesquisar” e aguarde a próxima tela com a informação do documento;
  4. Clique em “Imprimir” e salve como PDF ou faça a impressão.

Presencial : Campus do IFMT em que o cidadão escolheu na solicitação.

A declaração parcial de proficiência é um documento emitido que confirma em quais áreas do conhecimento o candidato alcançou as notas necessários para ser aprovado. Esse tipo de documento só pode ser solicitado pelos inscritos que não foram aprovados em todas as provas.

O resultado do Encceja 2022 será divulgado no dia 22 de dezembro. O resultado do exame sairá, conforme seu histórico, um pouco mais tarde do que o comum, que é entre meados de novembro e início de dezembro. + Confira o resultado do Encceja 2022!

A nota máxima do Encceja possível é de 800 pontos, sendo 200 pontos por prova (área de conhecimento), e para ser aprovado no Exame, o candidato precisa ter uma pontuação mínima de 100 em cada uma das provas, e tirar pelo menos 5 na redação que vale 10 pontos.

A notícia é boa! Quem fez o Encceja e conseguiu concluir o ensino médio pode sim ingressar no ensino superior, não há nenhuma restrição.

O ENCCEJA é uma prova que jovens e adultos que não terminaram os estudos no período adequado podem realizar e, assim, concluir os seus estudos. Assim, após a conclusão, quem se formou pelo ENCCEJA pode, sim, prestar concurso.

Quem fez Encceja é cotista? Estudantes que concluíram o Ensino Médio por meio do Encceja tem o direito de concorrer às cotas.

É possível tentar o Encceja mais de uma vez? Sim. Quem fez a prova, mas não conseguiu a pontuação mínima Encceja para nível fundamental ou médio para obter o certificado, pode se inscrever novamente e tentar aprovação na área que deseja obter a certificação.

Só um em cada cinco candidatos do Encceja conseguiu nota mínima em todas as provas.

Na redação do ENCCEJA são no mínimo 10 e no máximo o limite de linhas na página. Ou seja, se você não escrever pelo menos 10 linhas seu texto será zerado. E de outra forma, se escrever além das linhas na página, sua redação pode não ser considerada.

O estudante deverá acessar o site do Encceja para verificar se passou no exame ou não. Caso tenha passado, pode fazer o pedido do seu certificado Encceja 2023, que deve ser verificado no site do INEP e também no site da Secretaria de Educação do seu Estado.

A Solicitação de Certificado com Junção de Proficiência é destinada para requisição do Certificado do Ensino Médio para aqueles que irão aproveitar os resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do ENCCEJA ou ENEM.