Tem pomba gira no Candomblé?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

A pomba gira, também chamada de pombajira ou bombo-gira, é uma entidade espiritual de religiões como o candomblé e a umbanda, principalmente desta última. Ela simboliza sensualidade , sexualidade , luxúria , independência , liberdade , alegria , poder feminino , sabedoria , harmonia e amor .

Exú é uma das principais divindades do povo Iorubá e das religiões de matriz africana. No candomblé, Exú é considerado um dos maiores Orixás. Também é reverenciado em outros cultos afro-descendentes, no Tambor de mina maranhense e na Umbanda.

vulgarmente conhecidos como omulus.

Por quê? Podemos supor que a gargalhada da Pomba-gira evo- ca o inconsciente de quem a incorpora e de quem fala com ela. Ela resgata o que foi e ainda é censurado. O místico sobe da alma para a consciência (não há uma grande diferença).

Seus principais trabalhos são no campo do amor, sexo e relacionamento, e ela é comumente invocada por mulheres e homens que querem recuperar ou conquistar a pessoa amada. O que ela faz é abrir caminhos para a conquista daqueles que buscam sua ajuda.

A Umbanda é marcada pelo forte sincretismo entre catolicismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras. Candomblé é uma religião afro-brasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras. Africana.

Quem carrega Maria Padilha sabe que inimigo nenhum fica no caminho. Ela arrasta, destrói e desgasta. Maria Padilha tem um jeito sútil e meigo de falar, mais uma força gigantesca para defender os seus. Ela grita mais alto que o brado de um leão, mastiga osso por osso como uma onça faminta.

Nas religiões de matrizes africanas, como é o caso das umbandas e candomblés, a figura da pomba gira foi surge a partir da Bombogira, um exu masculino.

Maria Padilha, Cigana, Sete Saias, Maria Mulambo, Maria da Praia, Princesa Malvada e Rosa Vermelha são as mais conhecidas e marcam presença na Festa da Moça.

Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.

Oxum tem como um dos seus principais símbolos o abebé, que é um leque que possui um espelho em sua superfície, referência à beleza e à vaidade da orixá.

Oxum nunca se vinga. A resposta de Oxum é o desprezo ! A vingança de Oxum é viver bem! Oxum não se demora onde é magoada.

Maria Padilha, também conhecida por dama da madrugada, rainha da encruzilhada, senhora da magia, é uma falange/ou agrupamento de pomba-gira/ou inzilas (em quimbundo: pambu ia-njila , lit. "encruzilhada") pertencente ao sincretismo das religiões afro-brasileiros umbanda e da quimbanda.

Como saber qual é minha pomba gira pela data de nascimento? Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6.

Características da Pomba Gira Dama da Noite
São sempre finas e adoram se enfeitar com brincos, pulseiras e outros objetos dourados. Diferente de outras giras, a rainha da noite não tem preferência por vestimentas pretas e vermelhas. Ela gosta de se vestir com preto e dourado.