Têm plantação de chia no Brasil?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A cultura da chia é manuseada em países como o México, Bolívia e Argentina. No Brasil, seu cultivo é recente, no entanto regiões como o Oeste Paranaense e Noroeste do Rio Grande do Sul, vêm obtendo bons resultados com seu plantio, apesar da escassez de informações no país.

A chia é uma semente muito benéfica para o sistema digestivo. Além disso, ela ajuda na melhora do colesterol. Então, que tal saber como plantar chia e ter esses benefícios na sua casa?

A colheita das sementes pode levar entre 120 a 180 dias. Sabemos quando a apanha das sementes pode ser feita quando as flores secam e podem esfarelar-se nas mãos. Para a limpeza das sementes, é preciso utilizar uma peneira fina.

É rica em ômega 3, fibras e minerais, como cálcio, fósforo, magnésio e ferro e pode ser encontrada em forma de grão, farinha, óleo e folha, que pode ser utilizada em infusões. Mas seu consumo deve ser moderado, pois é um alimento calórico (380 calorias por 100 gramas).

Se você ainda não está convencido, saiba que a chia previne o envelhecimento precoce, afasta doenças cardíacas, controla e previne diabetes, fortalece a imunidade e ajuda a prevenir o câncer. Por conter cálcio, ela também colabora para manter os ossos e dentes mais saudáveis.

Você pode comer a chia em sua versão in natura; moer suas sementes e misturar com leite para preparar um mingau; acrescentar no preparo da massa de bolo; e, assim como no café da manhã, adicionar em sucos ou vitaminas. Outra dica é colocá-la com a tapioca na frigideira para que a massa e o grão se unam.

Quais são os diferentes tipos de chia?

  • Sementes de Chia (branco ou preto)
  • Cápsulas Chia.
  • Farinha Chia.

A chia costuma ser encontrada em lojas de produtos naturais na forma de sementes ou moída em pó, mas ela também possui folhas que podem ser aproveitadas em chá, ideal para a perda de peso e também para a saúde do corpo.

Consuma no máximo 2 colheres de sopa de chia por dia
Apesar de ser um alimento rico em fibras, proteínas e gorduras boas, que contribuem para prolongar a sensação de saciedade, a chia é bastante calórica: são 73 kcal em uma colher de sopa.

O plantio da chia também pode ser feito nos meses de março e abril, após a colheita da primeira safra de grãos, sendo conduzida até o final de agosto, onde a cultura é utilizada como uma opção altamente rentável no sistema de rotação de culturas.

Você pode usar os brotos de chia da mesma maneira que as sementes de Chia. E, como eles são densos nutrientes, eles podem ser uma adição saudável a qualquer refeição ou lanche. Antes de consumir Chia, certifique-se de deixar as sementes se expandirem na água por cerca de uma hora.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

SOBRE O Chia
O valor do Chia hoje está em $ 33,57, convertendo este valor para reais, um Chia vale R$ 164,84.

As sementes como a quinoa e a chia, bem como as leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha…) são fontes de substâncias que sintetizam o colágeno.

Pessoas com doenças inflamatórias intestinais e pacientes com quadros de diarreia, por exemplo, devem evitar o consumo”, explica a nutricionista Simone Santos. A servidora pública Marina Brazil Bonani, 35 anos, inclui as sementes de chia na sua alimentação há aproximadamente três anos.

“Ambas são fontes de fibras e gorduras boas”, relata a nutricionista Larissa Cohen, do Rio de Janeiro. Mas é preciso ponderar: embora as duas concentrem, em uma colher de sobremesa, cerca de 3 gramas de gorduras totais, a linhaça tem maior concentração da versão poli-insaturada, com destaque para o ômega-3.

Salvia hispanica

A Salvia hispanica, nome científico da planta que também é conhecida como chia, teve sua origem em terras maias e astecas da Guatemala e México.

Ajuda a reduzir o índice glicêmico, que é a quantidade de açúcar que fica no sangue após a ingestão de carboidratos; Contribui para o bom funcionamento do intestino, servindo também como uma alternativa para pessoas com prisão de ventre.

Principais benefícios da chia
A grande quantidade de fibras auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo, podendo proporcionar a diminuição da sensação de inchaço. Já o cálcio, além de importante para os ossos, também ajuda na contração muscular, importante para quem faz atividade física regularmente.