Tem physalis venenosa?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Physalis heterophylla é comestível, mas a fruta verde e outras partes da planta são tóxicas para o alcalóide. Embora seja de baixa toxicidade, o consumo excessivo ainda pode resultar em dor de cabeça, dor de estômago, queda de temperatura corporal, midríase, êmese, diarréia, etc.

Seu consumo pode ser feito in natura – apenas retirando as folhas do redor – ou mesmo em receitas doces e salgadas. Mas não foi a sua versatilidade a responsável por tanto sucesso: a physalis ganhou fama por ser muito saudável e recheada de vitaminas e minerais, como ferro, por exemplo.

A physalis pode ser consumida com casca, ao natural ou em preparações como bolos, geleia, doces, sucos e saladas.

Se você ficou surpreso com o nome physalis, saiba que em regiões do Norte e Nordeste, onde a fruta é comum até nos quintais das casas, ela é chamada por nomes como: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome.

O quilo do produto é comercializado entre R$ 10 e R$ 35 (os preços variam se a fruta é fresca, congelada para atacado ou varejo), podendo ser mais caro, o que depende da região.

Têm sabor um pouco mais forte que o do tomate, porém são saborosos. São utilizados principalmente em molhos picantes, mas podem ser transformados em sucos ou geleias. São ricos em vitaminas A e C, ferro e fósforo, sendo muito utilizados na medicina popular.

PRODUÇÃO Começa entre quatro e cinco meses após o plantio e chega a durar de seis a oito meses. Cada planta produz de um a três quilos de frutos, volume que depende do trato cultural realizado durante o desenvolvimento da physalis.

“Podemos consumir em média 200 gramas por dia, isso equivale 12 frutinhas.”

Physalis, também conhecida por fisális, camapu, tomate-capucho, camaru, bucho-de-rã, joá-de-capote e até golden berry, é uma fruta pequena, envolta em uma casca fina das folhas transparentes e bastante usada em doces finos para festas, como casamentos e aniversários.

Physalis Cabelos e unhas é um complexo nutritivo natural que contém *zinco na forma de quelato (biodisponibilidade máxima), que contribui para a beleza e a saúde dos cabelos e das unhas.

Os povos nativos da Amazônia utilizavam chás das folhas, frutos e raízes da Physalis Angulata. Que por sua vez são ricos em flavonóides, como anti-inflamatório para doenças de pele, por exemplo.

A temperatura adequada para o armazenamento dos frutos de Physalis angulata L., é refrigeração em câmara fria à 2 ºC e UR de 90%, sem variação desta condição.

Dica: Como higienizar physalis? É comum dizer que a physalis é uma frutinha que já vem embalada, pois ela nasce dentro de um envolucro que fica seco quando a fruta está madura. Por esse motivo não precisa ter muitos cuidados na hora de higienizar, basta lavar cuidadosamente com água corrente e secar.

A Physalis peruviana deve ser colhida quando o cálice apresentar coloração amarelo- esverdeado até amarelo-amarronzado.

Características botânicas: Herbácea ereta, anual, ramificada, de 40-70 cm de altura, com folhas simples, membranáceas, de margens denteadas, de 3 a 5 cm de comprimento. Flores de cor creme, geralmente solitárias, de cerca de 1 cm de diâmetro.