Tem perigo clicar em link do Whatsapp?

Perguntado por: dsales3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Se você clicar nestes links e baixar alguma coisa através deles, então os criminosos instalam o spyware no seu celular e conseguem ver tudo o que você faz – inclusive códigos de verificação do WhatsApp.

Sabe aquele link no WhatsApp ou e-mail que você recebeu com uma oferta tentadora? Se parecer muito bom pra ser verdade, cuidado, pois pode ser golpe. Ao clicar no link, você corre o risco de ter seus dados capturados ou pagar por um produto ou serviço que nunca irá receber.

Você só corre risco de vírus quando clicar num link do site de terceiros (qualquer ação que dê permissão a terceiros), enquanto tiver nas páginas do domínio do google.com, não há risco nenhum.

O melhor a se fazer quando há vírus no celular, é baixar um antivírus específico para smartphones e fazer uma varredura. Também é possível conectar o aparelho no computador e pedir que o antivírus dele faça uma varredura no celular.

Como identificar um site falso

  1. Confira a digitação do link e do domínio. Se você recebeu um link por mensagem ou por anúncio em plataformas sociais e quer verificar a identidade do site, observe o domínio. ...
  2. Jogue no Google o nome da marca. ...
  3. Verifique se o site tem conexão segura.

Basta clicar com o botão direito do mouse no link e selecionar "Abrir link em janela anônima" (Chrome), "Abrir link em nova janela privativa" (Firefox) ou "Abrir link em uma janela InPrivate". Outros navegadores podem ter textos levemente diferentes para descrever o mesmo recurso.

Hackers profissionais podem usar produtos de software especiais para pesquisar dispositivos móveis vulneráveis com uma conexão Bluetooth operacional. Esses tipos de hackeamento são feitos quando um hacker está próximo ao seu telefone, geralmente em uma área populosa.

Agora, veja como se proteger dessas tentativas!

  1. Use a autenticação de dois fatores. ...
  2. Não compartilhe o código enviado por SMS com ninguém. ...
  3. Atenção ao usar o WhatsApp no computador. ...
  4. Só use a versão oficial do WhatsApp. ...
  5. Mantenha o aplicativo atualizado. ...
  6. Evite abrir links desconhecidos.

O primeiro passo é baixar um antivírus de alto nível de eficácia e fazer uma varredura completa. Muitas vezes as ameaças se alojam em partes do sistema do smartphone que não são de fácil acesso para os usuários. Ao identificar o problema, o app de segurança vai te notificar e remover imediatamente.

Além de identificar se a URL consta em listas negras, o Sucuri SiteCheck fornece um relatório que indica se a página está infectada por malwares, atividade maliciosa de javascript e spam, entre outras informações importantes.

Como saber se um link é malicioso na internet? Veja dicas!

  1. Pesquise o link no Detector de Site Confiável. ...
  2. Pesquise o histórico e reputação do site. ...
  3. Digite o site na barra de pesquisa ao invés de clicar no link enviado. ...
  4. Os componentes de site fazem a diferença. ...
  5. Desconfie de valores muito abaixo do praticado.

2. WhatsApp Web ativo. Caso seu WhatsApp Web esteja ativo, mas você não tem costume de acessá-lo, pode ser que alguém tenha acesso a ele. Para sanar a dúvida, só é preciso clicar em “Ajustes”, escolher a opção “WhatsApp Web” e conferir a lista de aparelhos com sessões ativos.

É muito fácil pegar um vírus para o seu celular
Definitivamente, seu smartphone só será infectado se você baixar e dar permissões amplas para um aplicativo suspeito, o que não é a situação mais simples do mundo.

Phishing são ameaças virtuais, também chamados de crimes cibernéticos, onde pessoas mal intencionadas aproveitam oportunidades para tirar proveito de outras pessoas na internet.

Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o botão de download do arquivo desejado e selecione “Copiar endereço do link”. Cole a informação na barra de pesquisa do VirusTotal (https://www.virustotal.com/gui/home/upload), por exemplo, e confirme.