Tem pênaltis na Copa do Brasil?

Perguntado por: ttorres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

O modelo já é bastante tradicional na Copa do Brasil, que em 2023 já teve decisões por pênaltis após empates. O critério vale para todas as fases da competição, desde a primeira até a grande final.

A semifinal da Copa do Brasil em 2023 não tem prorrogação porque o regulamento da CBF prevê que o empate na soma dos placares entre as duas partidas leva direto para as cobranças de pênaltis. Após o fim do segundo tempo regulamentar, as cobranças começam em até 10 minutos.

Assim como na fase anterior, em caso de empate no agregado entre as partidas, a definição será nos pênaltis, não havendo o critério do gol qualificado.

Gol fora de casa na Copa do Brasil não é mais critério de desempate; veja o regulamento. O gol marcado fora de casa, também conhecido como gol qualificado, não é critério de desempate na Copa do Brasil, conforme previsto no regulamento elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol.

O regulamento da Copa do Brasil prevê que, em 2024, haverá 12 vagas para times classificados à Libertadores-2023, e outros postos para campeões de torneios regionais como Copa Verde. Eventualmente, pode haver vaga extra pelo Brasileiro se sobrar. Além disso, haveria classificação só pelos Estaduais.

Ou seja, em caso de empate no placar agregado (ou nos duelos únicos da segunda fase), o vencedor será decidido na disputa de pênaltis. O modelo já é bastante tradicional na Copa do Brasil, que em 2023 já teve decisões por pênaltis após empates.

O formato da Copa do Brasil segue sem alterações, com duelos eliminatórios nas suas sete fases: Primeira fase: jogo único, com o time de menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF sendo o mandante. Em caso de empate, o visitante se classifica. Os duelos com os 80 times serão definidos por sorteio.

Os jogos serão em ida e volta, com decisão nos pênaltis em caso de empate na soma dos placares dos dois jogos. Os gols marcados fora de casa não serão usados como critério de desempate.

Sorteio do mando da final da Copa do Brasil 2023:
Horário: 14h (de Brasília. Local: Rio de Janeiro. Finalistas: Flamengo e São Paulo.

O Flamengo não trabalha com a menor possibilidade de tirar a final da Copa do Brasil do Maracanã.

Em qual estádio será a final da Copa do Brasil? Neo Química Arena e Estádio do Maracanã. O mando de campo foi decidido através de sorteio realizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Quem vencer leva
Em caso de empate nos placares agregados da ida e da volta, a definição dos confrontos será nos pênaltis. Gol fora não é critério de desempate.

São dois tempos de 15 minutos cada um, resultando em 120 minutos de jogo, fora os acréscimos. Além disso, cada equipe terá direito a fazer uma substituição extra na prorrogação. Se o empate persistir, a definição da vaga será na disputa de pênaltis.

Quando os confrontos estão empatados em número de pontos, precisa-se de um critério para definir o vencedor; os três mais usados são o saldo de gols, o gol qualificado (em que o vencedor do confronto será o time que marcar mais gols enquanto joga como visitante) e a disputa de pênaltis.

Se as equipes empatarem em 0x0, nenhuma delas fará ponto algum. Caso o empate seja com gols (1x1, 2x2...) aí cada uma das equipes faria sim um ponto, pelo empate. Havendo vitória, o vencedor leva os mesmos 3 pontos, como ocorre atualmente.

Desde que passou pela alteração de regulamento, em 2017, a Copa do Brasil aboliu a tradicional regra criada em 1996, que previa que, para eliminar o jogo de volta, as equipes visitantes precisavam vencer seus adversários por, pelo menos, dois gols de diferença.

Uma análise capitaneada por Omar Chaudhuri, chefe de inteligência de futebol da 21st Club – consultoria inglesa que trabalha com estudos estatísticos no futebol – chegou à conclusão de que cada gol marcado numa Copa do Mundo aumenta em 15% o valor de um jogador no mercado de transferências.

Um total de 92 times participarão da próxima Copa do Brasil, sendo que 80 vagas serão definidas vias competições de cada federação estadual. Os outros 12 lugares continuam destinados aos clubes que conseguirem vaga na Libertadores, e aos campeões da Série B do Brasileiro, Copa do Nordeste e Copa Verde.

15 do regulamento da Copa do Brasil, "os confrontos serão entre um clube do Bloco I (1º a 16º melhores posicionados no RNC) enfrentando um clube do Bloco II (17º a 32º melhores posicionados no RNC), considerado o RNC entre os 32 clubes". A partir da terceira fase haverá partidas de ida e volta.