Tem Pelé o Rei do Futebol?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Descrito como o "Rei do Futebol", é amplamente considerado como o maior atleta de todos os tempos. Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA.

Não há um consenso sobre a contagem de gols de Pelé. Ele e o livro dos recordes contabilizam 1283, enquanto outros consideram 1281, números que englobam feitos jogos em campeonatos, amistosos e partidas festivas.

Pelé

Edson Arantes do Nascimento (Três Corações, 23 de outubro de 1940 – São Paulo, 29 de dezembro de 2022), mais conhecido como Pelé, foi um futebolista brasileiro que atuou como atacante. Descrito como o "Rei do Futebol", é amplamente considerado como o maior atleta de todos os tempos.

Pelé

Ouça o texto abaixo em aúdio! Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é um ex-esportista brasileiro, considerado o maior jogador da história do futebol, personalidade mundial do esporte e popularmente chamado de Rei do Futebol. Nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940.

A história do mineiro de Três Corações pelo escrete canarinho começa e termina de forma exitosa. Pela Seleção, Pelé marcou 77 gols em 92 partidas oficiais. A CBF contabiliza amistosos contra clubes e seleções estaduais, aumentando os números do 'Rei': 113 jogos (84 vitórias, 15 empates e 14 derrotas) e 95 gols.

A nova proprietária da imagem do ex-jogador, o grupo de investimentos americano MGG, colocou Joe Fraga para cuidar pessoalmente do negócio. Ele, então, passou a ser a pessoa mais próxima de Pelé no cotidiano profissional, responsável desde a estratégia até a execução dela.

Neymar tem 438 gols na carreira.

De Túlio Maravilha a Romário, muitos jogadores afirmam ter marcado 1.000 gols na carreira no futebol. Parte dos estatísticos também consideram que o Rei Pelé atingiu essa marca, embora outros deixem de contabilizar os jogos não-oficiais que ele disputou.

Durante a carreira, Pelé fez jus ao apelido de Rei do Futebol conquistado ainda adolescente. Em 1364 jogos, marcou 1282 gols, venceu a Copa do Mundo três vezes, além de colecionar seis Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores e tantos outros títulos.

Pelé venceu três Copas do Mundo com a Seleção Brasileira
Este é um feito que somente Pelé pode dizer que conquistou. Isso já faz dele um jogador único, mas a grandiosidade do mineiro não para por aí. Durante essas copas, Pelé fez 77 gols em 92 jogos, se consagrando como o maior jogador que a seleção brasileira já teve.

Pelé

O mundo está de luto com a morte de Edson Arantes do Nascimento na última quinta-feira (29). Mas, ao mesmo tempo, todos estão relembrando as melhores histórias de Pelé, simplesmente o maior atleta de todos os tempos.

Em números absolutos, contando partidas oficiais e não oficiais, Pelé tem 1.283 gols, sendo 516 não oficiais. Messi tem 793 gols oficiais mais 17 não oficiais, enquanto Ronaldo, maior artilheiro da história do futebol em jogos oficiais, tem 819 mais 20 não oficiais.

Oito anos, cinco títulos mundiais: dez motivos que fizeram Pelé se tornar o Rei do Futebol.

Até 2007, a Bola de Ouro se limitava a apenas jogadores que atuavam no futebol europeu. No entanto, a "France Football" revisou toda a lista de premiados em 2014 e concedeu a Pelé sete troféus.

Lionel Messi (Argentina) Diego Maradona (Argentina) Cristiano Ronaldo (Portugal)

Lionel Messi foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo de 2022 — e pela sétima vez na carreira. Ele recebeu o troféu nesta segunda-feira, ao final da cerimônia The Best realizada na Salle Pleyel, em Paris. Pesou a favor do craque o brilho na campanha da Argentina rumo ao título da Copa do Mundo de 2022.

Messi desbancou os franceses Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, e Karim Benzema, do Real Madrid, para conquistar o prêmio The Best pela sétima vez em sua carreira. Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp!

Pelé contra o Corinthians
Ocorre que só Pelé fez quatro para o time da Vila Belmiro. Coutinho fez outros três. Final 7x4. Dos 49 jogos e 50 gols que Pelé fez contra o Corinthians há outros dados curiosos.

Penalidades convertidas - total de 7.

Pelé na Seleção Brasileira: gols, títulos e jogos
Em três temporadas, o Rei contabilizou mais de cem: 112, em 1959; 111, em 1961; e 105, em 1965.