Tem PCC em Santa Catarina?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O conflito entre as facções criminosas PGC (Primeiro Grupo Catarinense) e PCC (Primeiro Comando da Capital) volta a causar preocupação aos moradores e autoridades da segurança pública. Atualmente, apenas uma comunidade de Florianópolis é controlado pelo PCC, o Papaquara.

Primeiro Grupo Catarinense, mais conhecido pela siglas PGC ou apenas G, é a maior organização criminosa do estado de Santa Catarina. O grupo comanda rebeliões, assaltos, sequestros, assassinatos e narcotráfico.

No Brasil, a presença do PCC, além de São Paulo, é mais forte em Mato Grosso do Sul e no Paraná por causa da fronteira com os países que têm bandos parceiros da facção.

Atualmente, apenas uma comunidade de Florianópolis é controlado pelo PCC, o Papaquara. Todavia, bandidos querem mudar este cenário. Uma tentativa de invasão por parte de integrantes do PCC ao Morro do Horácio, uma área controlada pelo PGC, acendeu o alerta para uma possível nova guerra entre as facções.

Apenas no Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul é que a facção ou não atua, ou recorre à facções parceiras com atuação reduzida.

PGC

Abrangência: no Sul, o PCC lida com a rivalidade contra o PGC (Primeiro Grupo Catarinense), facção que surgiu no início dos anos 2000.

Quem tem mais poder PCC ou CV? O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

A rivalidade com outros times amadores no início da era profissional do Água Santa e o rótulo de cidade violenta que Diadema tinha no fim da década de 90, fez com que o time do Inamar fosse rotulado com o PCC.

Em toda a região Sul, o PCC de São ... Maiores facções do país e ex-aliadas no mundo do crime, o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) estão em confronto direto pelo domínio da rota de tráfico de drogas e ...

Das 27 unidades federativas do país, apenas quatro têm o domínio de uma só facção em seu território: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí têm como facção predominante o PCC. Já o Mato Grosso é dominado apenas pelo CV.

Funcionamento. O Primeiro Comando da Capital (PCC) tem cerca de 30 mil membros em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia. A facção criminosa mantém suas principais ações no estado de São Paulo, onde estão cerca de 8 mil de seus membros em 90% dos presídios paulistas.

O que é o PCC
A facção atua principalmente no estado de São Paulo onde possui mais de 8 mil membros e está presente em 90% dos presídios paulistas e fatura cerca de 120 milhões de reais por ano.

Qual é o sinal do PCC? Ambos fizeram o sinal de '3' com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).

favela de Paraisópolis

As principais decisões do chamado "tribunal do crime" do PCC (Primeiro Comando da Capital) se concentram na favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, de acordo com processos criminais analisados pelo UOL. Com cerca de 100 mil habitantes, a comunidade é apontada como uma das mais populosas do país.

Segundo as investigações, há membros do PCC radicados nos complexos do Alemão e do Lins de Vasconcelos e nas favelas do Turano, Mangueira e Jacarezinho (zona norte).

Historicamente, o governo do estado negava a atuação do PCC no Paraná. Mas desde 2015, a Sesp tem admitido a presença da organização criminosa no estado, mas sem mencionar números.