Tem oxigênio em Vênus?

Perguntado por: massuncao . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

Devido à similaridade em pressão e temperatura e o fato de que em Vênus o ar respirável (21% de oxigênio, 78% de nitrogênio) é mais leve que a atmosfera, foi proposto que a atmosfera superior pudesse ser um bom lugar para exploração e colonização.

Além da Terra, muitos dos outros objetos astronômicos do Sistema Solar têm atmosferas. Estes incluem todos os gigantes gasosos, assim como Marte, Vênus e Plutão. Várias luas e outros corpos também têm atmosferas, como os cometas e o Sol. Há evidências de que os planetas extra-solares podem ter uma atmosfera.

Vênus não tem satélites e o seu núcleo é composto por ferro com raio de cerca de 3 mil quilômetros, além de um manto com rocha derretida.

No ano passado, a descoberta de fosfina na atmosfera de Vênus levantou a possibilidade de haver vida nas densas nuvens do planeta mais quente do sistema solar. Nesta semana, no dia 14 de junho, um estudo da Universidade de Cambridge publicado na Nature Communications descartou a hipótese de Vênus abrigar vida.

Enquanto a Terra é um centro natural para a vida, Vênus é um planeta sem vida com uma atmosfera tóxica de dióxido de carbono 90 vezes mais espessa que a nossa, nuvens de ácido sulfúrico e temperaturas superficiais que chegam a 864 graus Fahrenheit (462 graus Celsius) — quente o suficiente para derreter o chumbo.

Todo o regolito da Lua é composto de aproximadamente 45% de oxigênio, mas toda essa quantidade de substância que pode ser respirada por pulmões humanos está fortemente ligada a minerais como sílica, alumínio e óxidos de ferro e magnésio.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

A atmosfera joviana também possui oxigênio, nitrogênio, enxofre e gases nobres. A abundância destes elementos excede três vezes a do Sol.

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Diversos planetas do nosso sistema solar possuem água, mas a Terra é o único corpo celeste do Sistema Solar que possui água líquida na superfície. Já fora do sistema solar, há grandes chances de encontrarmos água líquida. Já se sabe que as luas de Júpiter e Saturno possuem água, mas não na superfície.

Não é correto dizer que no espaço não há oxigênio. Ele existe lá também, mas em quantidade muito pequena e insuficiente para nós, seres humanos, respirarmos e, consequentemente, sobreviver sem a ajuda de roupas especiais como as usadas pelos astronautas.

Na atmosfera de Vênus chove ácido sulfúrico, mas evapora antes de atingir o solo. Em Marte o dióxido de carbono, ou gelo seco, desce como neve.

Conhecido como o planeta do amor, da beleza e das artes, é importante compreender a função de Vênus e o amor na Astrologia. O planeta é responsável por reger e determinar as preferências estéticas e afetivas de cada pessoa. Por isso, o astro ajuda a entender como é o jeito de amar, seduzir e demonstrar os sentimentos.

Os astrônomos acreditam que sua rotação tenha sido, no princípio, como a dos demais planetas. Com o passar do tempo, pelo atrito entre o manto e o núcleo e pela atividade atmosférica, o planeta teria dado uma cambalhota, e a rotação teria ficado invertida.

Vênus - 224,7 dias. Terra - 365,26 dias.

Um estudo divulgado no periódico ScienceDirect indica que Marte poderia receber seres humanos caso tivesse uma magnetosfera, capaz de proteger a vida de condições climáticas altamente intensas. A pesquisa aponta ainda que seria possível fazer isso de uma maneira artificial.

Kepler-283c
O planeta é um dos dois mundos conhecidos para circundar a Kepler-283, que tem pouco mais de metade da largura do Sol. O outro corpo celeste no sistema, o Kepler-283b, está muito mais próximo da estrela e é provavelmente quente demais para abrigar vida.

Urano, o sétimo planeta do nosso sistema solar, só foi visitado uma vez durante um sobrevoo realizado pela sonda Voyager 2 em 1986. Agora os cientistas querem voltar para estudar o planeta e suas luas em detalhe.

Segundo os cientistas, os oceanos de água líquida, escondidos abaixo das crostas de gelo de três dos satélites naturais de Saturno são ótimas apostas para abrigar a vida como conhecemos.

Como a atmosfera de Vênus é densa os gases que a compõem, como o Dióxido de Carbono, não permitem que o calor saia do planeta assim, ficando retido em sua atmosfera criando uma bolsa de “calor” que aquece ainda mais o planeta, criando desse modo um efeito estufa descontrolado.

Continuar lendo Por que se vê Vênus?