Tem outro Sol no universo?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Até hoje, apenas seis planetas são conhecidos por orbitar dois sóis. Astrônomos da Universidade Yale, nos EUA, e cientistas amadores do projeto Planet Hunters (Caçadores de Planetas) identificaram o primeiro sistema planetário com quatro sóis, a cerca de 5 mil anos-luz da Terra.

Dos 2.034 sistemas estelares, que estão a no máximo 326 anos-luz de distância, 1.715 estão ou já passaram pela região em que podem nos ver e outros 319 sistemas ainda serão adicionados ao grupo nos próximos cinco mil anos.

VY Canis Majoris

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

Plutão

Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

E é isso que Nando Reis cita na canção quando ele fala que um “segundo sol irá chegar para realinhar as órbitas dos planetas”, isto é, Jesus Cristo irá voltar para colocar a humanidade no caminho certo.

Com a Solar Orbiter mais perto do Sol do que na maior parte do tempo, os cientistas conseguiram imagens de alta resolução das camadas da atmosfera do Sol conhecidas como coroa solar. Nesta região, ocorrem atividades que afetam bastante o clima espacial, incluindo o vento solar que chega à Terra.

Relaxem, todo mundo. Dois sóis foram avistados no céu da China esta semana. Dizem que um segundo Sol seria um sinal do fim dos tempos, mas calma!

A Terra foi formada há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, provavelmente como resultado de uma supernova (explosão de uma estrela). Os detritos desta explosão começaram a se unir devido à gravidade, formando o sol.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Sol e NML Cygni
Finalmente, chegamos à hipergigante vermelha NML Cygni tem raio que a torna 1.650 vezes maior que o Sol. Esta é uma das maiores estrelas (considerando o raio) que conhecemos, sendo também uma das mais luminosas que fazem parte da Via Láctea.

O Sol é uma estrela anã amarela que se encontra no centro do sistema solar, e em um braço externo de nossa Galáxia, a Via Láctea.

Achado indica que planeta anão é mais geologicamente vivo do que pensavam cientistas. Uma série de vulcões de gelo em forma de domo foi identificada em Plutão, estruturas diferentes de qualquer outra coisa conhecida no nosso sistema solar.

O cientista da Nasa acrescenta que pesquisadores como ele ignoram as regras da IAU e adotam a definição geofísica de planeta — tem gravidade suficiente para ser redondo e massa insuficiente para sofrer fusão nuclear em seu interior. Sob essas regras, Plutão e todos os outros "anões" se qualificam como planetas.

Ele deixou de integrar a lista planetária devido a atualização das definições formais do termo "planeta", feita pela União Astronômica Internacional (UAI), em 2006. Mas, para a Astrologia, Plutão permanece sendo um dos planetas mais poderosos do sistema.