Tem ou vem?

Perguntado por: usilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Qual é a regra que determina o uso do acento em vem e tem. Tem e vem, sem acento, são as 3.ªs pessoas do singular do presente do indicativo dos verbos ter e vir. Com acento circunflexo escrevem-se as do plural (eles, elas) têm, vêm. Esta é a ortografia oficial (acordo luso-brasileiro de 1945).

Têm deverá ser usado quando o sujeito for plural: eles têm; elas têm; vocês têm.

Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo SEM o acento circunflexo (TEM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do SINGULAR: Ele tem.

A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.” Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural.

Significado de Têm
substantivo deverbal Ação do verbo ter; ato de receber, de passar a possuir ou de estar na posse de várias coisas: eles têm um carro; as escolas têm muitos alunos. [Gramática] A grafia tem, sem acento, refere-se à forma singular: ele tem um carro; a escola tem muitos alunos.

Primeiramente, é preciso compreender que as duas formas existem na Língua Portuguesa e estão corretas, apenas estão conjugadas em diferentes pessoas. Isso significa que o verbo TEM está conjugado na 3ª pessoa do SINGULAR e TÊM está conjugado na 3ª pessoa do PLURAL.

Futuro: tiver, tiveres, tiver, tivermos, tiverdes, tiverem.

A forma verbal tem é usada para designar a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ter. Em outras palavras, é como se conjuga ele/ela tem.

Têm ou tem: significado
Para saber como se escreve “tem”, vale lembrar que essa palavrinha é uma conjugação do verbo “ter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo — eu tenho, tu tens, ele tem, etc. O verbo ter no plural, ou seja, na terceira pessoa do plural, tem acento circunflexo: “têm”.

Sido é o particípio do verbo ser. O particípio transmite uma noção de conclusão da ação verbal, indicando uma ação que já está finalizada. É utilizado maioritariamente na voz passiva, em tempos compostos e em locuções verbais: tem sido, tenho sido, tenha sido, tivesse sido, havia sido.

Sinônimo de: possui, dispõe, detém, conta, goza, desfruta, frui, usufrui, senhoreia, assenhoreia, reúne, há, traz, leva, porta, carrega, acompanha-se, contém, inclui, ...

2 traz, leva, porta, carrega, acompanha-se. Exemplo: Ela tem sempre linha e agulha na bolsa. Contém ou é composto por: 3 contém, inclui, abrange, compreende, apresenta, compõe-se, constitui-se, comporta, encerra, consta.

Chega para ficar: 2 chega, comparece, apresenta-se, aparece, surge, está. Tem origem ou causa em: 3 provém, procede, resulta, deriva, advém, decorre, descende, origina-se, forma-se.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

"Vim": use "vim" quando se referir a uma ação passada, pois é a forma conjugada do verbo "vir" no pretérito perfeito do indicativo. Exemplo: "Ontem, vim à escola a pé." "Vir": use "vir" em duas situações diferentes: Como infinitivo, quando você não precisa conjugar o verbo.

V. Ir para um local, encaminhar-se. Regressar, voltar.

vai-e-vem - nome masculino

singularvai-e-vem
pluralvai-e-vens

São acentuadas as oxítonas terminadas em em e ens de mais de uma sílaba: alguém, amém, armazém, neném, refém, reféns, parabéns, também etc. Assim também com as formas verbais na 3ª pessoa singular: têm e seus compostos: retém, detém, mantém etc.

Para ficar menos complicado, alguns adotam os significados aproximados das expressões “tenho que” e “tenho de”. Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.

verbo pronominal
Parar, conter-se, deter-se, manter-se.

Continuar lendo