Tem onça no México?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

As onças-pintadas são classificadas como uma espécie em risco de extinção nos Estados Unidos. Cerca de 200 indivíduos vivem no estado mexicano de Sonora.

No Brasil ela já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul. Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado.

A onça-pintada (Panthera onca) é um felino pertencente ao gênero Panthera. No Brasil, ocorre em praticamente todos os biomas. As maiores onças-pintadas são encontradas no Pantanal.

Em 2012, estimou-se que a população total de leão-baio no Brasil era de 327.814 indivíduos. Entretanto a população efetiva (N) correspondia a cerca de 3.489 indivíduos. O valor da população efetiva é o que de fato importa em termos da persistência das espécies a longo prazo.

O estudo aponta o Brasil como o maior abastecedor do tráfico de onças-pintadas para a China, com o maior número de casos, seguido da Bolívia, Suriname e Colômbia.

Todavia, ainda existe uma pequena população de onças-pintadas, cerca de 200 indivíduos, na região de Sonora, na fronteira entre o México e o estado do Arizona, nos Estados Unidos.

No Brasil, a família é representada por três gêneros constituídos de nove espécies. Nomes comuns: Onça-pintada, onça-preta, jaguaretê, canguçu.

Animais que só existem no Brasil
Mico-leão-dourado. Tatu-bola. Peixe-boi-da-amazônia. Arara azul.

É incerto o número de onças nos biomas onde ocorrem com maior frequência. No Pantanal, estima-se em cerca de 5 mil. Já na Amazônia, um cálculo grosseiro indica o dobro, 10 mil.

Vá se afastando devagar da onça, sempre de frente para ela. Observá-la enquanto se afasta é importante. Por fim, tome uma distância segura e siga seu caminho. Caso a onça se aproxime, levante os braços e grite.

Com calma, estabeleça contato visual com a onça-pintada. “O comportamento correto é manter o contato visual, não virar e sair correndo, senão você vai ter o mesmo comportamento de uma presa e assim como um gato ela vai querer brincar com você”, detalha o coordenador do Felinos Pantaneiros.

Predadores. O homem é o principal predador da onça, por causa da beleza de sua pele e também porque a floresta tem sido desmatada pelos fazendeiros para fazer plantações. Na falta dos animais que costuma caçar para comer, a onça se aproxima das fazendas e acaba sendo caçada.

Segundo a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, a onça-preta pode ser encontrada no Brasil em cerrados, matas atlânticas e ciliares.

Segundo o veterinário, em episódios como esse, o animal também tem medo do ser humano e só ataca se for necessário para a própria sobrevivência. "Se ela se sentir acuada ou estiver mais de 10 ou 15 dias em jejum", diz.