Tem onça no Brasil?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

No Brasil ela já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul. Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e à noite.

No Nordeste, ambas as espécies possuem registros de ocorrência em raras áreas de Caatinga e Mata Atlântica. Além disso, o que a onça-pintada e a harpia possuem em comum é que as duas são espécies predadoras do topo da cadeia alimentar e importantes indicadoras de qualidade do habitat onde vivem.

As pessoas e o segundo maior carnívoro do Brasil — o maior é a onça-pintada, oficialmente extinta no Rio —compartilham espaços nas bordas de mata.

Características gerais: Popularmente conhecidos como Leões-marinhos, devido a juba de pêlos que o macho apresenta ao redor do pescoço. Única espécie de Leão-marinho que ocorre na região Sul do Brasil. Um animal de grande porte, com machos de até 2,5m e pesando até 300Kg.

Nos países em que são encontradas, as onças-pintadas ficam em ambientes de florestas e em ambientes abertos. No Brasil, podemos observá-las, por exemplo, na Amazônia, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado.

A Amazônia é uma dos últimos grandes bastiões para as onças-pintadas, e é fundamental para sua conectividade norte-sul”, diz Allison Devlin, vice-diretora do programa de onças-pintadas da Panthera e que não estava envolvida no estudo.

Maior felino das Américas, a onça-pintada é um animal que chama atenção por onde passa. Seja descansando em uma árvore, se alimentando ou brigando, as onças despertam o interesse de todos. Turistas e profissionais que atuam no Pantanal de Mato Grosso do Sul fazem registros impressionantes da rotina deste animal.

Segundo um levantamento realizado pelos especialistas da rede, com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a onça-pintada é amplamente distribuída na Amazônia, ocorrendo em aproximadamente 89% do bioma.

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e uma das espécies mais emblemáticas das matas brasileiras. A espécie, que antes habitava uma grande extensão, hoje está presente em poucas regiões, e a Mata Atlântica do sudoeste do Estado de São Paulo é um desses locais.

áreas onde foi evidenciada a presença de hábitats adequados estão no Pantanal, na região de contato entre a Amazônia e o Cerrado, e em áreas de savanas Amazônicas, com destaque para os mosaicos de hábitats presentes nas savanas do complexo rio Branco-Rupununi, no Estado de Roraima.

Foto revela uma onça pintada na RPPN Estação Veracel – Porto Seguro/BA. Esse é o primeiro registro em mais de 20 anos na região e feito durante o monitoramento de fauna e flora realizado pela consultoria especializada Casa da Floresta.

No Brasil, está presente em todos os biomas. Entretanto, mesmo sendo bem distribuída no território nacional, as suas populações encontram-se bastante reduzidas ou mesmo extintas.

Entretanto, não raro, a onça-parda pode ser encontrada em ambientes absolutamente sem vegetação, como desertos. Aparentemente, em algumas regiões dos Estados Unidos, a espécie está ocorrendo em habitats onde antes não ocorria, dado a introdução de espécies de cervídeos.

Em geral, as onças apresentam hábitos solitários. A onça-pintada é encontrada, geralmente, próxima a corpos d'água. Machos e fêmeas se encontram apenas durante a época reprodutiva.

Ela tem poucos meses de vida, mas já chama a atenção de quem passa pelo Bioparque Zoo Pomerode (SC).

Onça-pintada
A onça-pintada (Panthera onça) é o maior felino das Américas e o mais forte do mundo. Sua mandíbula pode abater grandes presas, como crocodilos e jacarés.