Tem olhos ou tem olhos?

Perguntado por: cpereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Mariana tem os olhos castanhos. (O verbo TER/TEM concorda com o substantivo feminino singular – Ela). Tem gente que não sabe o que diz. Abra o armário e veja se ainda tem farinha.

A palavra “têm”, por sua vez, será utilizada sempre que conjugarmos o verbo na 3ª pessoa do plural: Eles ou elas têm. Exemplos: Eles têm uma casa na praia. Os pais têm orgulho dos filhos.

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.

Observe os exemplos: Ela tem um senso de justiça notável. O menino pensa que seu cachorro tem superpoderes. A pessoa tem que saber quando não é bem-vinda.

Para saber como se escreve “tem”, vale lembrar que essa palavrinha é uma conjugação do verbo “ter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo — eu tenho, tu tens, ele tem, etc. O verbo ter no plural, ou seja, na terceira pessoa do plural, tem acento circunflexo: “têm”.

Você pode usar tem sem acento no singular e tem com acento circunflexo (têm) no plural. Portanto, o verbo ter no plural tem acento!

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Primeiramente, é preciso compreender que as duas formas existem na Língua Portuguesa e estão corretas, apenas estão conjugadas em diferentes pessoas. Isso significa que o verbo TEM está conjugado na 3ª pessoa do SINGULAR e TÊM está conjugado na 3ª pessoa do PLURAL.

Resumindo: se o verbo “ter” estiver em um contexto onde ele é usado com sentido de existir ou acontecer, será conjugado no singular. Exemplos: Tem dias que não sei como a gente consegue.

Tem” é a conjugação do verbo “ter” para a terceira pessoa do singular. Já “têm” é a concordância com a terceira pessoa do plural.

Sido é o particípio do verbo ser. O particípio transmite uma noção de conclusão da ação verbal, indicando uma ação que já está finalizada. É utilizado maioritariamente na voz passiva, em tempos compostos e em locuções verbais: tem sido, tenho sido, tenha sido, tivesse sido, havia sido.

Quando utilizamos a expressão "tem-se", estamos nos referindo a algo no singular, enquanto que ao utilizar a expressão "têm-se", estamos nos referindo a alguma coisa no plural. A presença do acento circunflexo serve justamente para evidenciar isso, separando as duas situações, de maneira que fique mais clara ao leitor.

Qual é a regra que determina o uso do acento em vem e tem. Tem e vem, sem acento, são as 3.ªs pessoas do singular do presente do indicativo dos verbos ter e vir. Com acento circunflexo escrevem-se as do plural (eles, elas) têm, vêm. Esta é a ortografia oficial (acordo luso-brasileiro de 1945).

Ao formar um ovócito, a mulher sempre passará o cromossomo X. Já o homem forma metade de espermatozoides com o X e metade com o Y. Logo, quem determina em última instância o sexo do bebê é o pai.

Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento. De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

Futuro: tiver, tiveres, tiver, tivermos, tiverdes, tiverem.

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

Ter de exprime uma obrigação, uma necessidade ou um desejo, e é sinónimo de “dever, precisar, querer”. – Tenho de fazer este trabalho. Ter que equivale a dizer “ter algo para”. Usa-se quando o que é um pronome relativo e pode ser antecedido por um indefinido, como em ter muitas coisas que contar; ter muito que comer.

São acentuadas as oxítonas terminadas em em e ens de mais de uma sílaba: alguém, amém, armazém, neném, refém, reféns, parabéns, também etc. Assim também com as formas verbais na 3ª pessoa singular: têm e seus compostos: retém, detém, mantém etc.

Para ficar menos complicado, alguns adotam os significados aproximados das expressões “tenho que” e “tenho de”. Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.