Tem ocitocina no chocolate?

Perguntado por: raragao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Essa iguaria é rica em manganês, cobre, zinco e tirosina, substâncias estimulantes da produção do “quarteto da felicidade”, uma vez que disparam a liberação de serotonina, dopamina, ocitocina e endorfina no organismo, derrubando qualquer quadro de depressão, mau humor e apatia.

endorfinas

O chocolate amargo contém o neurotransmissor feniletilamina, que está envolvido na regulação do humor e libera endorfinas de bem-estar no cérebro.

O cacau é uma importante fonte de triptofano, um aminoácido que atua como precursor da síntese de serotonina - substância do cérebro ligada à sensação de prazer. Assim, o consumo regular de fontes desse aminoácido atua como um fator preventivo da depressão e da ansiedade.

Quando se utiliza a Ocitocina por infusão I.V. para a indução do parto ou para o estímulo das contrações, a sua administração em doses excessivas produz um superestímulo uterino que pode causar sofrimento fetal, asfixia e morte, ou pode conduzir a hipertonia, tetania ou ruptura uterina.

A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.

Desde criança aprendemos que o espinafre é praticamente um produto mágico, que confere força e energia e ajuda na liberação de ocitocina. Mas não é só isso. O vegetal é fonte de potássio e ácido fólico, que ajudam nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas.

Por outro lado, solidão, ansiedade, depressão, estresse, sedentarismo e hábitos como fumar, ingerir bebida alcoólica, açúcar e carboidratos em excesso, a inibem. No trabalho de parto, é a ocitocina que faz o útero se contrair, o que desencadeia a dilatação e promove a expulsão do bebê.

"A dopamina, um neurotransmissor, aciona o sistema de recompensa e desencadeia a liberação da testosterona que estimula a libido em homens e mulheres. A prolactina, também um hormônio, está relacionada com a satisfação sexual e a oxitocina relaciona-se com a sensação de intimidade e aconchego.

Esse alimento apresenta em sua composição o aminoácido triptofano, responsável por estimular a ativação da serotonina e da dopamina, que estão relacionadas, além da melhora do humor, com a diminuição da depressão e da ansiedade.

Estudos da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) atestam que a cafeína presente em uma barra de chocolate pode permanecer no corpo por, em média, três a quatro horas, mas esse número pode chegar até a doze horas em pessoas sensíveis, o que pode atrapalhar (e muito!) o seu sono.

Aquela sensação imediata de prazer ao comer um pedaço de chocolate realmente tem fundamento, sabia? Isso porque ele é fonte de triptofano, um aminoácido essencial (não produzido naturalmente pelo organismo) que - uma vez que entra na nossa corrente sanguínea - estimula a produção de endorfina, o "hormônio do prazer".

O chocolate contém uma substância chamada feniletilamina que estimula a produção de serotonina, substância cerebral que dá sensação de prazer e calma, associada à sensação de felicidade.

Assim, algumas formas que podem ajudar a aumentar os níveis de serotonina circulante no sangue para garantir os benefícios proporcionados por esse neurotransmissor são:

  1. Praticar atividade física. ...
  2. Tomar sol diariamente. ...
  3. Alimentação rica em triptofano. ...
  4. Atividades relaxantes. ...
  5. Uso de suplementos.

A serotonina é produzida de forma endógena pelo nosso organismo, a partir de um aminoácido essencial chamado triptofano, que é obtido através de alguns alimentos. Outra forma de aumentar a concentração desse hormônio na corrente sanguínea é através da prática de atividades físicas.

Atividades físicas, meditação ou até mesmo um trabalho voluntário que aumente a confiança e a sensação de bem-estar podem influenciar na produção e liberação da ocitocina. Entretanto, a nutróloga alerta: para que isso aconteça, a pessoa precisa se interessar pela atividade.

Ocitocina é contraindicado durante a gravidez. Quando administrado durante a gravidez, podem ocorrer contrações uterinas que podem levar ao aborto.

O beijo libera serotonina, o hormônio do bem-estar, reduzindo a liberação de hormônios do estresse. Isso faz com que as células responsáveis pelo sistema imunológico possam produzir defesas para o organismo.