Tem o nome Tamara na Bíblia?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

É o nome de uma personagem bíblica do Antigo Testamento da Escritura Sagrada, motivo pelo qual é categorizado como um nome bíblico. Apresenta como variantes gráficas Tamar, Tamára e Thamara, bem como Tamarash é a forma utilizada na língua inglesa.

A história de Tamar é um relato claro de um ato premeditado de violência sexual que ocorre na casa de Davi. O agressor, um meio-irmão cheio de luxúria em relação à sua meia-irmã, Tamar, admite a sua paixão por ela e é aconselhado a inventar uma história que facilitaria seu acesso a Tamar.

Além da questão religiosa, as tâmaras são vistas como símbolo de poder, fé e abundância. A tamareira é considerada a “Árvore da Vida e os muçulmanos consideram as tamareiras e seus frutos sagrados. Nos países do Oriente Médio, eles consomem muitas tâmaras e seus derivados.

Surge do hebraico Thamar e significa literalmente “palmeira”.

A fruta é originária do Oriente Médio, onde há mais de 40 variedades. Antigamente, ela era sinônimo de riqueza. Nascida em palmeiras, para chegar à mesa, ela passa por porcessos de desidratação. “As frutas frescas costumam apresentar teor de umidade acima de 30%.

Quem planta tâmaras não colhe tâmaras
Ele é de origem árabe e se explica da seguinte maneira: há muito tempo, as tamareiras demoravam, em média, 80 anos para dar seus primeiros frutos: as saborosas tâmaras. Portanto, quem as plantava raramente as colhia.

Conta-se que um senhor plantava tâmaras no deserto quando um jovem o abordou: “Mas por que o senhor perde tempo plantando o que não vai colher?” O senhor virou e respondeu: “Se todos pensassem como você, ninguém colheria tâmaras”. Ou seja, não importa se você vai colher, o que importa é o que você vai deixar…

quatro anos

Desta forma, as tamareiras demoram apenas quatro anos para darem frutos, quando, a partir de sementes sem controle de qualidade, as tâmaras poderiam demorar até 15 anos para nascerem.

A decisão de Tamar de fingir que era uma prostituta para poder engravidar de Judá violava a lei da castidade. Tamar sabia que suas ações poderiam ter graves consequências, como ser sentenciada à morte. Ao pedir o selo, o cordão e o cajado de Judá, Tamar juntou provas para mostrar quem era o pai de seu filho.

Tamar ficou viúva duas vezes, enquanto Judá assistiu sua família desmoronar, perdendo a maior parte de seus entes queridos.

O amor erótico de Amnom transformou-se em ódio depreciativo, e ele mandou que Tamar fosse posta na rua. Rasgando sua veste listrada que a distinguira como filha virgem do rei, e com cinzas sobre a cabeça, Tamar encontrou-se com Absalão.

Traços gerais da personalidade nome Tâmara
Aventureira e ambiciosa, procura realizar-se através de atividades energéticas e desafiantes, mas que se traduzam, também, em benefícios para terceiros. Possui uma grande capacidade mental e espiritual que se traduz numa enorme consciência social e sacrifício pessoal.

Estes são os sete frutos e grãos destacados pela Torá como exemplares da fertilidade da Terra Santa: trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras.

Brasil

Aqui no Brasil, ela se desenvolveu principalmente na região nordeste, por conta do clima quente. A nutricionista Rafaela Aguiar explica quais são essas propriedades nutricionais da tâmara, que faz com que ela seja tão poderosa para o nosso organismo.

Na narrativa Bíblica Tamar casou-se com Er, primeiro filho de Judá, mas Deus fez com que seu marido morresse devido ao seu próprio mal proceder, deixando Tamar viúva.

Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Contém ferro: as tâmaras contêm alguma quantidade de ferro e podem ajudar na prevenção da anemia durante a gravidez. Ajuda a formar os ossos e os dentes do bebê: a presença de magnésio nas tâmaras também é importante. Esse mineral é fundamental para a formação dos dentes e ossos do bebê.

Graças às suas raízes, a tamareira prospera nos oásis do deserto, como se diz "a raiz na água e a copa no fogo". Com as raízes saindo em busca de água nas entranhas da terra, ela vence o sol causticante do deserto.