Tem no infinitivo?

Perguntado por: jteixeira8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Infinitivo pessoal: ter, teres, ter, termos, terdes, terem.

Estar – assim como comer, beber, vestir, ouvir – é uma forma nominal do verbo, a que chamamos de infinitivo e não pode ser usado como um tempo verbal. Assim, devemos dizer “João está ferido”, “Carlos está em casa”, “Maria está na escola”.

Existem duas formas de conjugar verbos no infinitivo: No infinitivo impessoal, também chamado de infinitivo não flexionado, o verbo permanece sempre igual. No infinitivo pessoal, também chamado de infinitivo flexionado, o verbo sofre flexão em número e pessoa (eu, tu, ele, nós, vós, eles), conforme o sujeito.

ConjugaçãoEditar

Formas impessoais
Infinitivoa foi foire
Gerúndiofoind
Particípiofoit

A palavra “têm”, por sua vez, será utilizada sempre que conjugarmos o verbo na 3ª pessoa do plural: Eles ou elas têm. Exemplos: Eles têm uma casa na praia. Os pais têm orgulho dos filhos.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

Significado de Têm
substantivo deverbal Ação do verbo ter; ato de receber, de passar a possuir ou de estar na posse de várias coisas: eles têm um carro; as escolas têm muitos alunos. [Gramática] A grafia tem, sem acento, refere-se à forma singular: ele tem um carro; a escola tem muitos alunos.

Terminações do infinitivo pessoal

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ar. (Tu) radical + -ares. (Ele) radical + -ar. (Nós) radical + -armos. (Vós) radical + -ardes. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -er. (Tu) radical + -eres. (Ele) radical + -er. (Nós) radical + -ermos. (Vós) radical + -erdes. ...
  3. ª conjugação (-ir)

O verbo estar é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.

O infinitivo da forma verbal "tem" é "ter".

O infinitivo é usado na sua forma flexionada quando há um sujeito claramente definido, quando se pretende definir o sujeito através da desinência verbal e quando o sujeito da segunda oração é diferente do da primeira. Exemplos de uso do infinitivo pessoal: Por ele vir atrasado, decidimos ir sem ele.

Futuro: tiver, tiveres, tiver, tivermos, tiverdes, tiverem.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

Flexão obrigatória
Quando os sujeitos da oração principal e do infinitivo são diferentes. Nesse caso, não há escolha, o infinitivo vai concordar (flexionar) com o seu sujeito. Exceção: com os verbos ver, ouvir, sentir, mandar, fazer, a flexão do infinitivo é facultativa mesmo com sujeitos diferentes.

Resposta verificada por especialistas
Os infinitivos dos verbos são: a) Chegarei: chegar.

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.