Tem multa para pneu vencido?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Sabia que você pode ser multado por andar com um pneu velho? Essa é considerada uma infração grave pelo Detran, ocasionando multa de R$ 195,23 para o motorista, além de retenção do veículo e cinco pontos na CNH. Sempre observe o prazo de validade quando for comprar pneus.

O indicador de desgaste do pneu é o TWI, uma marcação que fica na banda de rodagem. Quando a borracha atinge essa marca significa que está na hora de trocar os pneus.

Quando apresentam defeito ou desgaste, os pneus podem perder a pressão de duas formas: gradual ou subitamente. O resultado depende do nível de gravidade da deterioração da peça. É nessa perda de pressão que o pneu fica suscetível a estourar.

O que causa desgaste irregular dos pneus é a ausência de rodízio. Porém, não é o único motivo! Além dele, a suspensão desregulada, falhas no sistema de travagem e a calibragem baixa, também podem causar esse dano à banda de rodagem. O desgaste irregular é o mais comum nas frotas e um dos que você mais deve evitar.

Na verdade, cada pneu também tem um limite de quilometragem sugerido. A fabricante Pirelli afirma que a média de vida de um pneu está entre 25.000 e 50.000 km.

O DOT, sigla para "Departament of Transportation", foi criado nos Estados Unidos onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas que sejam permanentemente impressas nas laterais de todos os pneus comercializados no país, como tamanho, largura, validade e ano de fabricação.

Dito isso, a duração média dos pneus da Goodyear é de 50 a 60 mil quilômetros, variando obviamente, do modelo.

Pneu careca pode causar estouro do pneu
Os pneus carecas têm mais probabilidade de estar com pressão baixa do que pneus com banda de rodagem mais profunda, e a pressão insuficiente pode levar a um estouro do pneu.

Então, embora pareça óbvio, o que não se deve fazer em hipótese alguma é tirar aquele prego ou parafuso do pneu, pois enquanto ele estiver encravado ali, estará vedando a saída rápida do ar pelo furo. VEJA TAMBÉM: Pneu: errado conferir apenas as medidas.

Como saber se o pneu está furado? Saiba como identificar

  1. Fique atento a trepidações. A sensação de trepidação no veículo é um grande sinal de que o pneu pode estar furado. ...
  2. Veja se o pneu está murcho. ...
  3. Verifique a presença de pregos. ...
  4. Observe se há redução do desempenho ao dirigir. ...
  5. Sinta a direção ao pisar no freio.

O pneu da frente deve ser calibrado com menos libras, normalmente entre 28 e 36. Já no caso do pneu traseiro, a recomendação costuma estar entre 30 a 40 libras. Essa diferença se dá porque o pneu traseiro é maior, porque é ele que aguenta o peso do passageiro e da carga.

Para você ter uma ideia, um pneu cheio demais pode comprometer o sistema de suspensão que receberá muito mais impacto do que deveria. Da mesma maneira, um pneu vazio demais aumentará o contato com o asfalto e, consequentemente, o atrito, elevando o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

Você deve saber qual a pressão certa para os pneus do seu veículo. Para isso, basta conferir a informação que é facilmente localizada no adesivo interno da tampa do combustível ou no manual de instruções, na parte que trata a respeito dos pneus.

Os riscos do uso de pneus de marcas diferentes. Não usar a mesma marca de pneu nas rodas do carro pode comprometer a segurança do veículo. Isso ocorre porque as características deles mudam conforme a fabricante, mesmo que o tamanho do pneu seja o recomendado para o carro.

Goodyear

Em relação a marca de pneus que dura mais podemos citar a americana Goodyear. Ela tem o foco em automóveis que andam em rodovias, principalmente veículos maiores como picapes, caminhões e ônibus.

A Continental é outra marca bastante conhecida entre os brasileiros e também está entre as mais vendidas aqui no país, sendo então uma opção interessante para quem deseja um preço mais em conta. A empresa de origem alemã conta com pneus para automóveis de passeios que se destacam por possuir um ótimo custo benefício.

Durabilidade: Michelin Primacy 3 dura 10% mais que o Pirelli P7. Resistência a impactos: Michelin Primacy 3 é 20%mais resistente a impactos que o Pirelli P7.

A Formula Pirelli foi criada depois da venda da Ceat, que era a segunda marca da famosa fabricante italiana de pneus. Atualmente, a Formula é a única linha de baixo custo oferecida pela Pirelli. Apesar de ser considerada como segunda marca da Pirelli, o pneu Formula apresenta excelente custo benefício.

Qual é a diferença entre o pneu cinturato e o pneu comum? A maior diferença entre o pneu cinturato e o pneu comum é o desenho em sua banda de rodagem. O cinturato tem um design aprimorado e mais moderno. Também é projetado para evitar aquaplanagem e conta com reforço nos flancos.

Na banda lateral do pneu estão gravadas várias de suas características: as medidas (largura, altura, diâmetro), capacidade de carga, velocidade máxima, e outras. Entre elas, três letras seguidas de quatro dígitos. As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação.

Todo pneu fabricado ou importado, tem que o obter o selo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Quando o pneu possui esse selo, é possível obter informações sobre ele no site do INMETRO. E uma vez que o pneu não estiver, é falso.