Tem muito japonês no Brasil?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Dados da Embaixada do Japão no Brasil estimam que aproximadamente 2 milhões de japoneses e descendentes, a maior população de origem japonesa fora do Japão, vivam no Brasil.

Atualmente, os japoneses e seus descendentes perfazem menos de 1% do total da população brasileira, com cerca de 1,4 milhão de indivíduos; no entanto, sua existência faz-se notar na vida quotidiana do país. Comparado aos outros países da América Latina, o Brasil é um país excepcionalmente simpático aos japoneses.

Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão. São cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Estado de São Paulo

No Brasil, vivem aproximadamente 1,5 milhão de japoneses e descendentes, grande parte desse número habita no Estado de São Paulo, o restante está espalhado por todo do território brasileiro e em outros pontos de concentração, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.

Estado de São Paulo

E a maioria dos japoneses que vivem no nosso país, estão no Estado de São Paulo”, ressalta Andrade. Para o coordenador, a presença dos japoneses e descendentes é fundamental para São Paulo.

Municípios brasileiros com maior percentual de descendentes de asiáticos (sobretudo japoneses): 1) Assaí (PR) – 15,01% 2) Mogi das Cruzes (SP) - 14,08% 3) Bastos (SP) – 11,36%

Estima-se que a população nipo-brasileira (ou nikkei) no Brasil chega a 1.400.000 pessoas, que corresponde a 52,7% dos imigrantes nikkeis fora do Japão, segundo dados de 2007!, o que faz do contingente brasileiro o maior de todos os países com a presença dos japoneses e seus descendentes, excetuando o próprio Japão.

São Paulo

São Paulo é hoje a cidade mais japonesa do país, com cerca de 290 mil descendentes.

O bairro da Liberdade, localizado nas redondezas do centro de São Paulo, é o lugar em todo o mundo onde existe a maior concentração de japoneses e seus descendentes fora de seu país natal. A região possui um forte laço com a cultura oriental e esta característica não acontece por acaso.

Brasil

Depois do Japão, o Brasil é o segundo país com mais descendentes de japoneses no mundo. Segundo dados do Consulado Geral do Japão em São Paulo, o número estimado de cidadãos brasileiros com ascendência japonesa é de 1,5 milhão.

A China

A Ásia é o continente mais habitado, cuja população total é de aproximadamente 4,1 bilhões de indivíduos (60,3% da população mundial). Essa região do planeta detém a maioria dos países mais populosos. A China (país asiático) é a nação com o maior número de habitantes, sendo seguida pela Índia.

Hoje no Japão vivem pelo menos 300.000 mil brasileiros descendentes de japoneses que muitas vezes acompanhados dos cônjuges migram para o Japão com intuito de trabalhar nas indústrias em grande parte dos casos.

Ao redor, a comunidade japonesa expandiu-se. Atualmente, vivem mais de 1 milhão em São Paulo (em todo o Brasil são cerca de 1,8 milhão – a maior população fora do Japão).

Nos últimos anos, a população de origem asiática tem apresentado um crescimento extremamente grande em todas as regiões do país (Figura 1). Em 2010, a população asiática residente no Brasil chegou a 2,1 milhões de pessoas (Tabela 1).

No Japão, os números são diferentes, 40% de seu povo vê a influência do Brasil de forma positiva e 3% de forma negativa, ou seja, a maioria do povo japonês não tem uma opinião formada sobre a influência brasileira em seu país.

Em dados mais recentes, publicados em 2020 pelo governo japonês, a expectativa de vida era de 81,64 anos para homens e de 87,64 para as mulheres. Para efeitos de comparação, de acordo com dados do IBGE de 2021, a expectativa de vida no Brasil para o ano era de 76,8 anos.

Grafia. A principal diferença entre chinês e japonês está na forma de escrever. O japonês se baseia no som das sílabas e também em conceitos concretos ou abstratos, que resultam nos ideogramas do kanji. No chinês, existe apenas o uso de símbolos para expressar ideias e palavras.

Tadashi Yanai além da Fast Retailing
As propriedades do empresário estão nesta lista, como uma casa avaliada em US$ 50 milhões localizada em uma região periférica a Tóquio.

Uma das principais diferenças entre nossa cultura e a cultura japonesa é a noção de respeito devido à hierarquia. O povo japonês respeita esse princípio muito mais do que nós. Da mesma forma, eles estão em uma sociedade em que é normal se anular como indivíduo para se unir ao "grupo corporativo".

Ainoco – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os japoneses são descendentes de povos jomon, yayoi e ainus que se estabeleceram no arquipélago nipônico durante milhares de anos.