Tem montanhas no Brasil?

Perguntado por: omello . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

No Brasil, especificamente nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, localiza-se a Serra do Espinhaço, considerada uma das maiores montanhas do mundo. Serra do Espinhaço: uma das maiores montanhas do mundo localiza-se no Brasil.

Alguns estudiosos consideram que no Brasil não há montanhas porque esse tipo de forma de relevo é originado por dobramentos modernos, que não existem no território brasileiro. Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente, a legislação brasileira considera que há sim esse tipo de formação no Brasil.

Portanto no Brasil existem montanhas sim!
Estas formações são consideradas dobramentos antigos, que sofreram um grande desgaste pelos agentes externos ao longo de bilhões e milhões de anos. Sendo assim, as altitudes do relevo brasileiro são modestas e o topo de nossas montanhas não são pontiagudos, são arredondadas.

Com isso, nós selecionamos os seis maiores picos do país para quem tem interesse em viagens para as montanhas brasileiras.

  1. Pico da Neblina. ...
  2. Pico da Bandeira. ...
  3. Monte Roraima. ...
  4. Pedra da Mina. ...
  5. Pico das Agulhas Negras. ...
  6. Morro do Couto.

do Amazonas

Pico da Neblina
O Pico da Neblina, localizado no norte do Amazonas, é o ponto mais alto do Brasil com 2.994 metros de altitude. O pico foi batizado assim devido ao fato de que o topo da montanha fica quase sempre encoberto pela neblina.

Morro e montanha são formações que se diferenciam por sua altura. A altura varia de acordo com o país, mas no Brasil a separação é dada nos 300 metros. Morros são elevações com altura inferior a 300 metros. Por sua vez, as montanhas são elevações com altura superior a 300 metros.

A Serra do Espinhaço, conhecida como a Cordilheira Brasileira, é composta de um conjunto de montanhas, serras, montes e vales muito conhecidos. Serra do Cipó, Chapada Diamantina, Serra dos Cristais e Serra de Ouro Branco, por exemplo, são alguns dos nomes popularmente conhecidos de trechos do Espinhaço.

Como dizem os dicionários, serra é uma grande extensão de montanhas ligadas umas às outras. Montanha é um monte muito alto e extenso. Portanto, não confundir a grandeza dos dois acidentes geográficos. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

Tanto nos continentes como nos oceanos, existem montanhas de dobramentos. São as montanhas jovens ou típicas, que se formaram no período Terciário, como os Alpes, na Europa, os Andes, na América do Sul, as Montanhas Rochosas, da América do Norte, e o Himalaia, na Ásia.

SUBIDA PEDRA DE SÃO DOMINGOS
Do alto dos seus 2050 metros de altitude, a Pedra de São Domingos destaca-se no horizonte da Serra da Mantiqueira. Localizado entre as cidades de Cambuí e Gonçalves no extremo sul de Minas Gerais, é um dos pontos mais altos da região.

33 montanhas em Rio de Janeiro - RJ
Imponente formação rochosa que nos instiga a desbravar cada pedacinho, cada pedra, cada vista....

Pico da Neblina

Pico da Neblina: conheça o ponto mais alto do Brasil e saiba como chegar lá! Também chamado de Yaripo pelos índios Yanomamis, o Pico da Neblina está localizado na Amazônia e é a montanha mais alta do Brasil. Sua altitude é de 2.993,78 metros, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Monte Everest é uma montanha onde se encontra o ponto mais alto do mundo, com 8.848 metros de altura em relação ao nível do mar. O Everest encontra-se na Cordilheira do Himalaia, uma cadeia de montanhas localizada na fronteira da China com o Nepal e que se estende por Índia, Butão e Paquistão.

Entre as cordilheiras mais conhecidas em escala global estão a dos Alpes (Europa), Rochosas (América do Norte), dos Andes (América do Sul) e do Himalaia (Ásia).

O relevo brasileiro é constituído por três formas: planaltos, planícies e depressões.

O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas.

Os principais tipos de montanhas são:

  • Vulcânicas: formadas a partir de erupções vulcânicas;
  • Falhadas: formadas a partir de falhas geológicas;
  • Dobradas: formadas a partir do movimento das placas tectônicas.

Uma serra distingue-se de um maciço por possuir montanhas singulares em vez de agrupadas. A serra é, portanto, um subconjunto de montanhas que está dentro de outro conjunto maior e mais extenso, ao qual se dá o nome de cordilheira.

Holanda

A Holanda é considerada a nação mais alta do mundo, mas sua população está ficando mais baixa, de acordo com pesquisadores holandeses. Embora a altura tenha aumentado nos últimos 100 anos, o estudo mostrou que os homens holandeses nascidos em 2001 eram 1 centímetro (0,39 polegadas) mais baixos do que os de 1980.

Pedra Riscada - São José do Divino
O maior Monolito das Américas, ou seja, a maior montanha das Américas que é formada por uma única e maciça rocha, com 850 metros de desnível.