Tem miojo no Japão?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

O macarrão “itokonnyaku” é um miojo (macarrão instantâneo) de apenas 10 calorias por porção, e com uma aparência não muito apetitosa. Por ser surpreendentemente tão pouco calórico, ele ficou conhecido como “o miojo milagroso”. O miojo é feito com um tubérculo, o “konjac”, muito usado pelos orientais.

o Japão

O macarrão instantâneo é adorado por milhões de pessoas. A praticidade e o gosto inconfundível desse macarrão conquistaram todos os países do mundo, mas fazem um sucesso ainda maior em sua nação de origem: o Japão. O popular miojo foi inventado pelo japonês Momofuku Ando.

Como nasceu o miojo: japonês criou macarrão instantâneo no quintal de casa - 24/07/2021 - UOL Esporte.

Mas você já conhece o feijão azuki? Originário do Japão e trazido para cá pelos imigrantes japoneses no início do século XX, essa é uma leguminosa selvagem, isto é, uma semente que não precisa ser semeada.

O arroz branco sempre será o prato principal, acompanhado do tsukemono, compondo um washoku típico:

  • uma tigela de arroz branco;
  • uma tigela de caldo com missô ou caldo com vegetais, tofu ou algas;
  • três acompanhamentos — carne, peixe, tofu, vegetais.

A notícia de que o macarrão instantâneo contém alguma cera que causa câncer não é verídica. Várias pessoas que possuem uma vida corrida e atarefada costumam alimentar-se de macarrão instantâneo, o conhecido “miojo”, pois ele tem preparo fácil e rápido.

A sopa com macarrão se tornou popularmente conhecida no Japão como "lamen mágico", e mais tarde no Brasil como miojo - nome da marca subsidiária da Nissim no país.

O macarrão tipo lamen instantâneo é lançado nos Estados Unidos, como o nome “Oodles of Noodles”. Um ano depois, o produto passa a ser vendido com o nome “Cup Noodles”, o que ajudou a melhorar as vendas.

É um macarrão instantâneo embalado em copo de isopor. O produto é constituído de macarrão pré-cozido e tempero em pó, que ficam próprios para consumo após colocar água quente dentro do copo e esperar 3 minutos.

Se você comparar, 90 gramas de miojo contém 421 calorias. A mesma quantidade de macarrão, contém 316 calorias.

Mas de onde vem o nome "miojo" e o que significa? No mesmo Japão destruído pelo pós-guerra, a Myojo Foods teve a mesmíssima ideia: produzir macarrão pré-cozido. O nome miojo vem de uma famosa escola japonesa chamada Myoujou, conterrânea da empresa. Myoujou significa Vênus, ou estrela da manhã.

De todo modo, Miojo não é uma marca de alcance mundial. Chamava-se Chikin Ramen o pacotinho de noodles pré-cozidos com sabor de frango que foi o primeiro produto de sucesso de massa criado pelo japonês Momofuku Ando em 1958, dez anos após fundar a empresa no cenário de carestia deixado pelo pós-guerra em seu país.

Anos depois, a marca Miojo foi comprada pela Nissin, que se uniu com a Ajinomoto e criou a Nissin-Ajinomoto Alimentos, que é a líder no segmento de macarrão instantâneo no Brasil. Atualmente, fabrica 47 produtos, divididos em 10 linhas.

Diferente do Brasil, no Japão as bananas comercializadas são completamente amarelas, sem nenhuma mancha. Mas conseguir uma banana Mongee não é tarefa fácil. A produção é em pequena escala e serve apenas uma loja em Okayama, a pouco mais de 600 quilômetros de Tóquio.

Felizmente, é possível encontrar diversos locais que servem comida brasileira em Tóquio. Neste post selecionamos alguns restaurantes e bares para ajudar a matar aquela sua vontade pela nossa comida, e talvez assim, diminuir um pouco da saudade pelo Brasil.

O ovo cru no Japão
Embora comer ovos crus não seja tão incomum em outros países, comer ovos crus tornou-se um hábito diário dos japoneses, onde eles colocam ovos crus no arroz quente, adicionam um pouco de molho de soja japonês (shoyu) e misturam.