Tem Mancenilheira no Brasil?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A mancenilheira é nativa na Florida, nos Estados Unidos, Baamas, Caraíbas (Guadalupe, Bonaire, Martinica, Antígua e Barbuda, Trinidad e Tobago, etc.), América Central (Honduras, Nicarágua, Panamá, etc) e até ao norte da América do Sul (Colômbia e Venezuela). Não ocorre no Brasil.

A planta causa coceira, inchaço e, se ingerida, náusea e diarreia. O veneno da seiva da flor pode passar para a comida. A 'saia-branca' é uma planta alucinógena e bastante comum no país.

Uma árvore no parque nacional Alerce Costero, no sul do Chile, pode ser a mais antiga do planeta, com 5.484 anos – cerca de 600 anos a mais do que a árvore Methuselah, um pinheiro bristlecone que fica na Califórnia, reconhecida até então a mais velha do mundo.

Mamona possui um veneno muito perigoso para humanos
Só que ela é simplesmente uma das plantas mais venenosas do mundo! Seu fruto é altamente venenoso, especialmente para os humanos, podendo causar diarreia, vômito, dores abdominais e levar até à morte. Ao mesmo tempo, ela é utilizada para a produção de alguns remédios.

Os taninos e as saponinas, presentes nas folhas da árvore dama-da-noite, por exemplo, são substâncias amargas e tóxicas. Sua ingestão pode levar a náuseas e vômitos, seguidos de agitação psicomotora, distúrbios comportamentais e alucinações.

1 – Casca de árvore
Várias espécies de árvores possuem uma casca interna que pode ser moída e usada como substituta da farinha normal para fazer massas e alimentos assados. A casca também traz benefícios a saúde, ajuda o corpo a absorver vitamina C e protege a pele dos raios ultravioleta.

A Dracaena cinnabari, ou sangue-de-dragão, é a planta que mais se espalhou pela ilha. É uma espécie endêmica remanescente, quer dizer, uma sobrevivente da flora que desapareceu no continente. Tem folhas carnudas, semelhantes às da babosa e do pau-d·água, que se encontram no Brasil.

Seiva são substâncias liquidas, que circulam nas plantas vasculares, isto é, nas pteridófitas (plantas sem sementes), gimnospermas (plantas com sementes), e angiospermas (plantas com sementes e fruto).

Quando há uma grande infestação desses insetos em alguns tipos de árvores, as suas excretas são liberadas na forma líquida, que escorre e pinga dos galhos das árvores. A excreta liberada na forma líquida (uma mistura de água e açúcar) é que dá esse efeito de chuva.

O látex da sangra d'água (Croton urucurama), árvore encontrada em beiras de rios e ribeirões no Sudeste do Brasil, é usado popularmente para tratar feridas.

9 – Pau-Brasil
Sem dúvidas uma das árvores mais famosas. Afinal o nome do nosso país deriva desta árvore. Apesar disso, poucos brasileiros já tiveram a oportunidade de ver de perto um exemplar da Paubrasilia echinata.

O angelim-vermelho gigante foi encontrado em setembro de 2022, após uma busca que durou cerca de três anos e cinco expedições feitas por cientistas, sob a liderança do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

“Essa nau mensageira, ou talvez a expedição seguinte, em 1501, foi a primeira a carregar amostras do primeiro dos tesouros florestais do Brasil. Tratava-se de uma madeira corante chamada ibirapitanga – árvore vermelha – pelos tupis, que com ela coloriam suas fibras de algodão.

Sequoia no Brasil
A árvore gigante faz parte das espécies que estão em território brasileiro. Existe um parque das sequoias no Rio Grande do Sul, na mata nativa da famosa cidade de Canela. O parque tem 70 anos de existência e, dessa forma, colabora diretamente para a preservação da espécie no país.

O Ipê-amarelo é uma das árvores nativas do Brasil mais conhecidas, considerada por muitos a mais bonita. Seu nome científico tem origem no tupi-guarani.

Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.