Tem Lua Azul?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Saiba mais sobre o que é a “Blue Moon" e a raridade do evento que só voltará a acontecer em 2024. Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul.

A lua rosa aparecerá cheia do início desta sexta-feira (15) à segunda-feira (18) de manhã, de acordo com a Nasa. Estará em sua plenitude máxima no sábado, 16 de abril, às 15h55 (horário de Brasília).

A Lua Azul é justamente essa lua "a mais" que aparece no céu. Isso só acontece sete vezes a cada 19 anos - conforme o Earth Sky, o fenômeno só se dará novamente em 19 de agosto de 2024. A última vez em que isso ocorreu foi no Dia das Bruxas de 2020 (31 de outubro).

A Lua Azul é a terceira lua cheia em uma temporada de quatro luas cheias, ao invés de três usuais, de acordo com a revista Sky & Telescope.

Lua de Sangue é a denominação dada para Lua Cheia quando ocorre um Eclipse Lunar Total. O apelido foi criado por causa da coloração avermelhada que a Lua exibe ao ser ocultada pela sombra da Terra. Entenda aqui o que é Superlua, Lua de Sangue e Lua Azul e seus significados astrológicos.

Segundo publicado pela CNN Brasil, a Lua Rosa está associada ao florescimento da primavera da planta Phlox subulata (Flox rastejante) — uma flor silvestre rosa nativa do leste da América do Norte, de acordo com o The Old Farmer's Almanac. A planta é comumente conhecida flox de musgo ou flox de montanha.

Conhecido como "Lua de Sangue" por causa do tom avermelhado que a Lua cheia assume, será o útlimo fenômeno deste tipo antes de 13 ou 14 de março de 2025, segundo projeção do Science Alert.

Saiba mais sobre o que é a “Blue Moon" e a raridade do evento que só voltará a acontecer em 2024. Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul.

Aproximadamente de dois em dois anos é possível utilizar a Lua Violeta para aumentar o poder da intuição e realizar meditações que proporcionam, com mais facilidade, a iluminação da mente. Esse momento demora mais tempo para acontecer porque só ocorre na segunda Lua Nova de um mês.

A natureza brinda-nos com os mais diversos fenómenos, mas a "Lua Verde" não é um deles. Foi inventado, partilhado nas redes sociais e tornou-se viral. Pintada de verde, a lua ganha cor.

Embora seja geralmente chamada de “Lua de Morango” porque a fruta está na estação no hemisfério norte, a Lua Cheia de junho também é chamada de “Lua Quente”, Lua de Hidromel” e “Lua Rosa”. Uma “superlua” ocorre quando nossa Lua se aproxima da Terra em sua elíptica órbita enquanto em sua fase “cheia”.

De acordo com a NASA, uma vez a cada 2,5 a três anos, obtemos uma “lua azul sazonal”. É isso que teremos com a lua cheia chegando em 22 de agosto.

Fenômeno, também conhecido como 'Lua de Sangue', ocorrerá entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda (16) e será visível de todo o Brasil. De 0h às 2h da madrugada de segunda-feira (16), no horário de Brasília, o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022 poderá ser visto em todo o Brasil.

Além disso, você também pode aproveitar a Lua Azul para fazer pedidos, meditar e receber energias positivas. Também é considerado um ótimo momento para iniciar um relacionamento, ir a encontros românticos ou sensuais – lembre-se que o magnetismo está dobrado nesta época e isso potencializa as sensações e emoções.

As 6 luas mais fantásticas do Sistema Solar

  • Phobos (Marte) As duas luas de Marte foram descobertas em 1877. ...
  • Callisto (Júpiter) Uma das 79 luas de Júpiter, Callisto é o terceiro maior satélite natural do Sistema Solar e foi descoberto por Galileu Galilei. ...
  • Iapetus (Saturno) ...
  • Oberon (Urano) ...
  • Triton (Netuno) ...
  • Charon (Plutão)

Em 2023, teremos 2 eclipses solares: um total (quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol), em 20 de abril, e um anular (quando o Sol forma um anel ao redor da sombra da Lua), em 14 de outubro.

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

A lua nova, toda preta e com carinha, é também conhecida como a “a lua dark” ou “a lua assustadora”. Em muitas mensagens, é usada para transmitir vários sentimentos sugestivos, ou irônicos. Muitas vezes, a pessoa que envia a lua preta também que demonstrar alguma provocação, ou até repreensão de forma divertida.