Tem lobos no Alasca?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Cerca de 50 mil pessoas acorrem anualmente ao Parque Nacional de Denali, no Alasca, com a esperança de avistar os lobos-cinzentos no seu habitat.

Canis lupus occidentalis ou lobo-ocidental é uma espécie de lobo que habita a América do Norte em uma área que inclui o Alasca, o Canadá e regiões do oeste dos Estados Unidos. Pode chegar a 85 centímetros e pesar até 65 quilos.

Resumo sobre lobo
Ocorriam em todo o hemisfério norte. Atualmente, no entanto, apresentam uma distribuição mais restrita, ocorrendo no Canadá, Alasca e norte dos Estados Unidos, Ásia e Europa. São animais carnívoros que se alimentam, principalmente, de grandes ungulados.

A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período.

A ocorrência de glaciares em terras alasquianas está ligada à sua localização geográfica no extremo norte do planeta, o que favorece as baixíssimas temperaturas registradas durante quase todo o ano.

Um estudo realizado no Alasca sugere que, à medida que as aranhas-lobos (uma espécie da família Lycosidae) se tornam maiores e produzem mais descendentes, a competição entre elas aumenta – provocando taxas mais altas de canibalismo e reduzindo o número de aranhas jovens que sobrevivem até a idade adulta.

As baleias jubarte e orca estão se alimentando ativamente nas águas do sudeste do Alasca, então é provável que você veja…

"O tubarão branco faz incursões ocasionais em águas frias e boreais, e foi registrado nas costas do Alasca e do Canadá. Ela ocorre no Atlântico ocidental, das Ilhas de Labrador à Flórida, ao norte do Golfo do México, às Bahamas e Cuba, assim como do Brasil à Argentina", acrescenta o Isaf.

Alces, caribus, raposas, ursos das mais variadas espécies, gansos, guaxinins, esquilos, coelhos, castores, lobos, salmões, morsas, bisões, veados, dentre muitos outros fazem parte da diversidade do país.

No Brasil, a maior população de lobos-guarás está no Cerrado, com cerca de de 14 mil indivíduos. Contudo, o canídeo está ameaçado sobretudo pela perda de habitat e atropelamentos. O Chrysocyon brachyurus, conhecido popularmente como lobo-guará, vai estar ainda mais presente na vida dos brasileiros a partir de 2020.

Ancestral do cachorro doméstico, o lobo-europeu (Canis lupus) é o maior membro da família Canidae. Está distribuído geograficamente na América do Norte, Eurásia e Groenlândia. O sentido da audição e o olfato são bem apurados, além de possuírem o tronco forte e desenvolvido para a caça.

Habitat: Regiões costeiras. Características gerais: Popularmente conhecidos como Leões-marinhos, devido a juba de pêlos que o macho apresenta ao redor do pescoço. Única espécie de Leão-marinho que ocorre na região Sul do Brasil.

Quando buscam as presas em conjunto, eles preferem animais de grande porte, como veados, alces, bisões, renas, alces, entre outros. Porém, em uma caçada solitária, um lobo sempre vai optar por animais de menor porte, como coelhos, castores, esquilos, etc.

No século seguinte durante a Era Meiji, matar os lobos japoneses se tornou uma política de estado. Em 1905 o último lobo do país foi morto. A extinção dos lobos japoneses é uma marca triste na história do Japão. Hoje em dia, só é possível ver esqueletos desses incríveis predadores em museus do país.

No Polo Norte, a noite polar começa quando o Sol se põe em torno do equinócio de outono, que é nesta sexta-feira (23). Após esse dia, a duração da noite será de cerca de 6 meses!