Tem lobo-cinzento no Brasil?

Perguntado por: ndamasio . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A resposta é sim! O lobo no Brasil é o lobo guará, única espécie a pertencer ao gênero Chrysocyon. Como dá para perceber, a ocorrência desse animal é bastante única e privilegiada. De fato, esse lobo é a maior espécie de canídeo sul americana, alcançando aproximadamente um metro de comprimento.

Altivo, esguio e elegante, também é conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu e jaguaperi, todos nomes atrelados a sua bela pelagem laranja-avermelhada, que o torna um dos mais belos animais brasileiros. Na natureza, vive cerca de 15 anos.

O lobo-guará vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Ocupa o bioma do Cerrado. Também ocorre em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica, sendo encontrado principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Chrysocyon brachyurus

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)
Entretanto, é importante destacar que, no Brasil, encontram-se cerca de 90% das populações dessa espécie.

Lobo guará preto é registrado no norte de Minas Gerais.

É proibido pela segurança não apenas humana mas bem estar do animal, lobos não são animais pra domesticar. Infelizmente. Porém, existem cruzas legais entre raças de cachorros e lobos que buscam a aparência do lobo e o instinto de animal doméstico, e algumas raças podem até ser encontradas no Brasil.

custa mais ou menos. 100. mil reais esse preço não deve estar furado não deve ser esse preço inteiro deve ser assim mesmo um beijão Dona Maria adora o canal dela tá.

Tamanho e peso: Os lobos cinzentos são os maiores canídeos: em média, os adultos têm um comprimento de nariz a cauda entre 4.5 e 6ft (1.4 a 1.8m), uma altura no ombro a partir de 26 a 32 polegadas (66 a 81cm), e um peso que mede entre 50 e 110lbs (22.7 a 50kg). O maior lobo de que há registo pesava 175lbs (79.3kg).

Nome científico do lobo-guará

  • Reino: Animalia.
  • Filo: Chordata.
  • Classe: Mammalia.
  • Ordem: Carnivora.
  • Família: Canidae.
  • Gênero: Chrysocyon.
  • Espécie: Chrysocyon brachyurus (Illiger, 1815)

O lobo-guará (nome científico: Chrysocyon brachyurus), também chamado guará, aguará, aguaraçu, lobo-de-crina, lobo-de-juba e lobo-vermelho, é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul.

O lobo-etíope (nome científico: Canis simensis) também chamado lobo-abissínio, é um dos mais raros e ameaçados canídeos do mundo. A sua distribuição resume-se a áreas da Etiópia e Eritreia, normalmente acima dos 3 000 m. Atualmente, existem menos de 500 indivíduos adultos em meio selvagem....

Habita toda a região compreendida pelo Planalto Central (Cerrado dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Pantanal Matogrossense, extremo sul da bacia Amazônica (campos cerrados do estado de Rondônia), área que se estende para o leste até o limite com as áreas de Floresta Atlântica dos estados da Bahia, ...

Mamífero típico das savanas da América do Sul, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) já está circulando na Floresta Amazônica. É o que constatou um estudo conduzido por pesquisadores de Mato Grosso, Amazonas e Rondônia, que listou 22 registros do lobo-guará na Amazônia nas últimas duas décadas.

Distribuição do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus; Carnivora, Canidae) nas porções brasileira e boliviana do bioma Amazônico, indicando a expansão da sua extensão de ocorrência (51.178,78 km²).

É canídeo, ou seja, da família do cachorro, do cachorro-do-mato, do coiote, do chacal, da raposa e do lobo europeu, estadunidense e canadense, o Canis lupus. E é o maior canídeo da América do Sul porque a fêmea mede 90cm e o macho, 95cm, aproximadamente. E da ponta do focinho até a ponta do rabo, 1,45m.

O macho alfa é quem toma as decisões na alcateia. Ele tem a força e habilidade de caça superiores às dos outros lobos. Sua companheira, que é seu par por toda a vida, comanda as fêmeas do grupo, e é a vice-líder, isso é, na ausência do alfa é ela quem toma as decisões do grupo.

Os lobos são animais que se alimentam de outros animais, sendo, portanto, carnívoros. Renas, alces, bisões, bois almiscarados, coelhos e castores são algumas das presas dos lobos. As presas maiores, geralmente, são caçadas pela alcateia, enquanto as presas menores são caçadas por lobos solitários.

Lobo-árabe
Assim como o lobo-do-ártico, essa espécie também possui um nome que revela algumas características. Isso porque os lobos-árabes habitam principalmente a Península Arábica, além de alguns pontos da Europa Ocidental. Entre todas as espécies, essa é a de menor estatura.

Pesquisadores de Mato Grosso, Amazonas e Rondônia listaram 22 registros do lobo-guará na Amazônia nos últimos 25 anos, sendo dez registros inéditos, o que expande o limite da distribuição geográfica da espécie em 51.000 quilômetros quadrados.