Tem leões nos Estados Unidos?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A distribuição do leão-americano é heterogénea na América do Norte. São conhecidos exemplares no Alasca e Yukon, Califórnia e Flórida, mas aparentemente a espécie não chegou a colonizar a costa leste do Canadá e a zona nordeste dos Estados Unidos.

O Leão Americano viveu há aproximadamente 340 a 11 mil anos atrás durante o período Pleistoceno nas planícies da América do norte e da América do Sul, era bem maior que o leão atual (25%) medindo cerca de 2,6 metros de comprimento e 1,4 metros de altura nos ombros.

Ataques de leões em humanos são raros na região, mas existe a preocupação de que a falta de comida e água em seu habitat desértico faça com que ocorram mais incidentes. "Esse comportamento é motivado pelo desespero absoluto porque os animais não têm nada para comer.

O Leão-baio, ou Puma Concolor, é o segundo maior felino do continente americano. A espécie já foi vista por diversas vezes na região Sul do Brasil, incluindo Santa Catarina. O animal de grande porte também é conhecido como onça-parda ou suçuarana e pode viver de 8 a 10 anos.

Isso ocorre porque Israel estava cheio de leões até cerca de 800 anos atrás, durante o período das Cruzadas. A espécie local, o Leão Asiático, foi encontrada em partes do Oriente Médio até o início do século 20. Hoje, a Índia é o único país onde esta espécie ameaçada de extinção vive em estado selvagem.

O leão-europeu era uma população de leão que habitava o continente europeu e que se encontra extinto desde o ano 100 d.C., quando os últimos indivíduos desta subespécie foram mortos na Grécia, em Itália e mesmo no norte de Espanha.

O leão asiático é um dos 5 grandes felinos que habitam a Índia atualmente, junto com o tigre de bengala, o leopardo das neves, o leopardo nebuloso e o leopardo indiano.

Canis lupus occidentalis ou lobo-ocidental é uma espécie de lobo que habita a América do Norte em uma área que inclui o Alasca, o Canadá e regiões do oeste dos Estados Unidos. Pode chegar a 85 centímetros e pesar até 65 quilos.

Aqui no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, podemos encontrar o leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens), que apresenta coloração escura na região dorsal e dourada no peito. Apesar de serem encontrados no nosso país, os leões-marinhos-do-sul não se reproduzem aqui.

O leão da montanha (Puma concolor), também chamado de cougar em inglês ou como puma ou onça-parda, no Brasil, é nativo das Américas. É o mamífero terrestre com a distribuição geográfica mais ampla no continente.

populator também foram encontrados em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul.

ligre

O ligre é um híbrido, uma mistura de leão e tigre, que resultou no maior felino do mundo. Ele tem quase cem vezes o tamanho de um gato doméstico e o dobro do tamanho de um leão africano.

Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico. Leões podem roubar a presa das hienas para se alimentarem, causando brigas entre as duas espécies mesmo sem que haja alimentos próximos.

O leão poderia atacá-lo enquanto você retrocede; se for o caso, grite o mais alto possível e erga os braços. Grite de verdade, com toda a força do abdômen. Desta vez, quando o leão se afastar, pare de ameaçá-lo, vire-se de lado para ele e vá embora. Isso pode evitar um confronto.

É vital manter-se firme, talvez recuando muito lentamente, mas continuar de frente para o leão, batendo palmas, gritando e agitando os braços para parecer maior. A maioria das investidas são falsas, então você normalmente ficará bem. E lembre-se: mantenha-se firme! Nunca corra ou vire as costas.

Mas a maioria dos visitantes sai de lá se perguntando o porquê de não termos um leão entres os bichanos do recinto. A resposta é simples: o local participa de um programa de conservação e preservação que prioriza espécies brasileiras, do cerrado e ameaçadas de extinção.

O leão é chamado de “rei da selva” por causa de seu porte imponente, majestoso e do rugido feroz, que dá medo, assim como sua juba real. Este animal impressionante tem uma grande capacidade para dominar o grupo e, além disso, é o maior predador da cadeia alimentar.

Conhecida na América do Norte como jaguar, a onça-pintada é o maior de todos os felinos americanos, atingindo 1,80 metro de comprimento – isso sem contar a cauda, que tem outros 60 centímetros. Ela é predadora de mais de 80 animais diferentes.