Tem leão marinho no Brasil?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

O Leão-marinho-do-sul é predominante nas colônias do Refúgio da Vida Silvestre da Ilha dos Lobos na cidade de Torres e no Molhe Leste em São José do Norte (ambas cidades do litoral gaúcho). Sua dieta é baseada em peixes, crustáceos, polvos e lulas.

Leão-marinho-de-steller

O maior leão-marinho é o é o Leão-marinho-de-steller, que pode pesar 1 000 quilos (2 200 libras) e atingir o comprimento de 3,0 metros (10 pés).

À primeira vista, certas espécies de leões marinhos parecem focas, mas há algumas diferenças anatómicas. A diferença mais fácil de detectar são as orelhas: os leões marinhos têm um para de pequeninas orelhas, ao passo que as focas não as apresentam, tendo apenas fendas auditivas.

No Brasil, está presente em todos os biomas. A espécie pode ser encontrada em uma ampla variedade de habitats, desde florestas tropicais e subtropicais até florestas temperadas, áreas montanhosas acima de 3.000 metros de altitude, pântanos e em regiões extremamente áridas e/ou frias.

Mas a maioria dos visitantes sai de lá se perguntando o porquê de não termos um leão entres os bichanos do recinto. A resposta é simples: o local participa de um programa de conservação e preservação que prioriza espécies brasileiras, do cerrado e ameaçadas de extinção.

Além disso, os leões-marinhos machos, quando adultos, têm uma espécie de “juba” (daí o nome) e cabeças arredondadas. Já os lobos possuem focinhos pontudos e orelhas proeminentes, ensina Kleber. Ambas as espécies são mamíferos carnívoros e se alimentam basicamente de peixes.

Esses animais morrem em razão da captura acidental e das agressões sofridas por parte dos pescadores, uma vez que frequentemente os leões-marinhos rasgam as redes ou comem os peixes. Como predadores naturais dessa espécie de leão-marinho, destacam-se as orcas e os tubarões.

Lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis). Repare no focinho pontudo e nas orelhas bem visíveis, características típicas dos lobos-marinhos. Fonte: CHUCAO/Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0). Já os leões-marinhos possuem um focinho largo e curto, com orelhas pequenas e escondidas.

Normalmente, os leões marinhos sãu um pouco gordurosos, os machos podem crescer até 300 kg e cerca de 2,5 metros de comprimento, e curiosamente, apesar dos peixes-boi, os leões marinhos são significativamente menores, eles pesam cerca de 90 km e tém 2 metros de comprimento.

Segundo biólogos, a juba espessa do leão serve para ajudá-lo a arrumar uma namorada. É verdade! É muito comum no reino animal os machos terem algum atributo especial para chamar atenção das fêmeas da espécie. Além disso, a juba serve também de proteção para o pescoço em lutas com outros leões.

Na comparação com a família das focas, leões e lobos-marinhos, a diferença do elefante-marinho é não ter orelhas, além de ter a locomoção apoiada na "superfície ventral" e não nas nadadeiras. O aparecimento do elefante-marinho é mais incomum na comparação com o leão-marinho.

elefante-marinho-do-sul

O elefante-marinho-do-sul é a maior espécie de foca do mundo, com machos crescendo até 4 metros.

O nome leão-marinho vem do fato de os machos possuírem densas jubas em torno dos pescoços e formarem haréns (um macho com muitas fêmeas), assim como os leões.

Os pinípedes constituem um grupo de mamíferos aquáticos que são classificados em três famílias. Essas famílias incluem as focas, leões-marinhos e morsas, animais que vivem no ambiente aquático e terrestre.

O leão-baio ou puma concolor é uma espécie nativa da região de Santa Catarina e tem despertado preocupação entre os especialistas em conservação. Com características únicas e uma importância ecológica significativa, o felino enfrenta ameaças que o colocam em risco de extinção.

onça-pintada

A onça-pintada (Panthera onça) é o maior felino das Américas e o mais forte do mundo. Sua mandíbula pode abater grandes presas, como crocodilos e jacarés. Ela pode ser encontrada do México à Argentina.

Uma onça-parda foi flagrada atravessando um rio em Campos Novos, no Oeste de Santa Catarina, na quinta-feira (8). Nas imagens, é possível ver o animal perto de um barco com pescadores. O flagrante ocorreu no Rio Canoas, durante a tarde. Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), a espécie é comum na região.

No mundo há oito espécies de ursos, mas nenhuma vive no Brasil.

Jardim Zoológico de Belo Horizonte

No Dia Mundial da Vida Selvagem, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte apresentou aos visitantes sua mais nova atração, o leão Lolek, de 6 anos, em sua primeira aparição pública, paralelamente a um trabalho educativo sobre a preservação dos felinos.

A maioria das respostas diz que o leão é o mais forte predador de seu habitat, e portanto é chamado de "rei". Entretanto, a grande questão é porque DA SELVA, sendo que leões não vivem na selva, e sim na savana.